Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Lazer

A verdadeira diversão é fazer um programa de índio

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h20 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Em diversas tribos indígenas, como os xavantes no Centro-Oeste do Brasil, a idéia de lazer é bem diferente da que conhecemos. Lá trabalho não serve para ganhar dinheiro e “subir na vida”, trata-se apenas de uma função de subsistência para alimentar a comunidade. Lazer é, assim, tudo o que não se relaciona a essa atividade. Depois que caçam ou fazem comida, eles passam o dia brincando e conversando, na maior curtição.

Como os xavantes, muitas sociedades viviam dessa forma há séculos. Na Europa, durante a Idade Média, embora já existisse uma vaga noção de lazer, não era costume separar as tarefas do tempo ocioso, e as duas coisas iam se intercalando ao longo do dia. Mas a Revolução Industrial acabou com a mamata, criando a idéia de um intervalo exclusivo para o lazer – já que no restante do dia trabalhavase, e muito. Nessa época, de grande exploração da mão-de-obra, surgiu a jornada de trabalho, que não raro passava de 70 horas semanais – quase o dobro da atual. Diante da injustiça, os trabalhadores uniram-se e, entre outras exigências, demandaram um período para descansar.

Hoje até o intervalo que passamos com a família é definido por lei, assim como o horário em que entramos e saímos do trabalho. Isso ajuda a evitar explorações como as de antigamente, mas cria também angústia e estresse. Enquanto isso, os índios continuam se divertindo e aproveitando seu lazer a hora que quiserem…

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.