GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O recheio da bomba

Protons e nêutrons em fissão nuclear, um emaranhado de fios e urânio concentrado. Adicione na hora de armar uma medalha japonesa que prometia a paz antes do ataque a Pearl Harbor. Bomba pronta.

Texto Sérgio Miranda

Foram 3 anos de pesquisa e um investimento de US$ 2 bilhões. Tudo para explodir sobre o Japão e dar fim à 2a Guerra Mundial. A primeira bomba, que caiu em Hiroshima, pesava 4 toneladas e funcionava por fissão nuclear, carregando quase 10 quilos de urânio. Possuía dois gatilhos: um de tempo e outro acionado de acordo com a pressão do ar. No interior da bomba eles dispararam um projétil de urânio que, em contato com o alvo também de urânio, deu início a toda a reação em cadeia, liberando energia equivalente a 12,5 mil quilos de dinamite. Para evitar acidentes, a bomba foi armada durante o voo, 15 minutos após a decolagem do B-29 Enola Gay. Lançada a 9 mil metros de altura, explodiu no ar, 550 metros acima do Hospital Cirúrgico de Shima. A temperatura no centro da explosão chegou a um 1 milhão de graus celsius. Era 6 de agosto de 1945, e o mundo conhecia a arma mais destrutiva do planeta. Até então. Depois dela, EUA e União Soviética passariam a pensar friamente no futuro da humanidade.

Reação em cadeia
A bomba tinha dois gatilhos: um de tempo e outro acionado conforme a pressão do ar. Eles dispararam um projétil de urânio que, como uma bala de revólver, atingiu um alvo, também de urânio, para começar a fissão nuclear. Na reação em cadeia, a matéria se desintegrou e liberou uma energia equivalente a 20 mil toneladas de TNT.

Armada no ar
Para armar a bomba, a culatra foi desatarraxada e as cargas de pólvora, do tamanho de um pão de fôrma, inseridas. Para evitar acidentes, Little Boy foi armada durante o voo. O capitão Parsons fez o trabalho 15 minutos após a decolagem. Seu assistente, Dick Jepson, substituiu 3 pinos verdes por vermelhos, que permitiram o disparo do detonador.

Diferentes núcleos

A bomba, com núcleo de urânio-235 (o número revela a massa do urânio, mais leve do que o encontrado na natureza, cuja massa é 238), carregava quase 10 quilos da substância. A que foi jogada em Nagasaki, 3 dias depois, era feita de outro material, o plutônio-239, também mais leve que o natural, de massa 244. A bomba atual, feita de hidrogênio, foi criada após o fim da 2a Guerra e é 1 000 vezes mais poderosa.

O transporte
A bordo do USS Indianápolis, Little Boy cruzou o Pacífico em 10 dias, até a ilha de Tinian, no arquipélago de Marianas, a 2 740 quilômetros de Hiroshima (cerca de 6 horas de voo). A ilha era a maior base aérea do mundo: suas 4 pistas abrigavam mais de 500 bombardeiros B-29, aviões de 30 metros de comprimento.