Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

Peru descobre nova pirâmide da civilização Caral, a mais antiga das Américas

Área de 39 hectares e repleta de outras construções ajuda a entender mais sobre os Caral, povo latino que viveu há cinco mil anos.

Por Bela Lobato
4 fev 2025, 15h02

A 200 quilômetros de Lima, a capital do Peru, cientistas encontraram uma nova pirâmide da civilização Caral, a mais antiga das Américas. Ela viveu entre 3.000 a.C. e 1.800 a.C. na região do Vale do Supe e deixou uma imensa quantidade de construções em uma pequena área. Para alguns pesquisadores, isso sugere que, cinco mil anos atrás, o local pode ter sido a área mais densamente povoada do mundo (com a possível exceção do norte da China).

A equipe multidisciplinar de pesquisadores encontrou uma estrutura quadrangular de pedras coberta por arbustos com, pelo menos, três plataformas sobrepostas e uma escada central que permite acesso ao topo. Além disso, há também grandes huancas, pedras verticais que marcam os cantos do edifício e indicam a importância do local para cerimônias.

Fotografia dos Arqueólogos trabalham nas escavações no sítio arqueológico de Chupacigarro, no Peru.
(Ministério da Cultura do Peru/Reprodução)

Dentro de uma área de cerca de 39 hectares (390 mil metros quadrados), há também outras doze estruturas distribuídas em colunas ao redor do edifício central, onde há uma praça circular rebaixada típica da época. As variações de tamanho, orientação e características dos doze prédios podem estar relacionadas com a função de cada um.

Na periferia, foram encontradas áreas consideradas residenciais – para os pesquisadores, a região pode ter abrigado um pequeno centro urbano. Segundo o Ministério da Cultura do Peru, “o assentamento que acaba de ser descoberto não era visível do vale, sugerindo que fazia parte de uma extensão da Cidade Sagrada de Caral-Supe, possivelmente com funções mais reservadas ou religiosas”. 

Continua após a publicidade

O mapa abaixo mostra onde os novos achados foram encontrados: no Setor F do assentamento urbano de Chupacigarro, dentro da Cidade Sagrada de Caral-Supe. Confira:

Mapa do centro urbano Chupacigarro.
(John C. Willman/Universidade de Coimbra/Reprodução)

Na região mais ampla muitos outros prédios e pirâmides já foram encontradas desde que as escavações mais intensivas começaram, em 1994. Embora não utilizasse uma linguagem escrita, Caral possuía uma hierarquia social e uma rede de comércio complexas, que deve ter requerido uma estrutura robusta de governo, da qual ainda se sabe muito pouco.

Continua após a publicidade

Em 2001, a datação por radiocarbono permitiu concluir que a civilização é a mais antiga de que se tem conhecimento nas Américas. Ela floresceu mil anos após a Suméria, na Mesopotâmia, foi contemporânea às pirâmides do Egito e antecedeu os olmecas da Mesoamérica por quase dois milênios.

Compartilhe essa matéria via:

Caral é classificada como uma cultura pré-cerâmica porque não produzia objetos de cerâmica, como vasos ou utensílios feitos de argila queimada. Além disso, há poucos registros de arte visual, como esculturas, pinturas ou outras manifestações artísticas de imagens ou símbolos.

Continua após a publicidade

Chupacigarro ocupava uma posição estratégica, favorecendo o contato com as populações do baixo vale do Supe e da costa de Huaura, que forneciam recursos marinhos. Seus moradores tinham fácil acesso à floresta ribeirinha, a nascentes de água (puquios), pedreiras e áreas agrícolas.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 82% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.