A roda, considerada a mais importante criação da humanidade, foi inventada na Mesopotâmia há cerca de 6 mil anos. Ela não só promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação como também foi o pontapé inicial para o desenvolvimento de inúmeros mecanismos e engrenagens que apareceriam nos séculos seguintes.
Seu surgimento é polêmica entre os historiadores. Alguns sustentam que a roda foi descoberta a partir dos estudos do movimento de rotação do Sol. Mas o certo é que a roda surgiu da necessidade de o homem transportar objetos pesados, como grandes rochas e troncos de árvores.
Sem a roda, o homem não iria muito longe. As principais fontes de energia que utilizamos precisam dela: a água, o animal e o vento. O simples carrinho de mão inventado pelos chineses, em 200 a.C., conduz 7 vezes mais carga e passageiros do que o ombro humano. No início, a roda era feita de uma peça de madeira inteiriça, compacta e pesada. Para aumentar a velocidade e facilitar o manejo, fizeram nela aberturas, dando origem à roda com raios, que apareceu por volta do ano 2000 a.C. Tempos depois, os veículos com rodas, puxados inicialmente por bois, depois por cavalos, pouparam muito trabalho e cansaço para o homem.