Os santos mais milagreiros do cristianismo
Alguns santos têm fama de milagreiros e reúnem uma multidão de devotos. Mas não basta saber se o santo é ponta-firme. É preciso conhecer sua área de atuação
Santo Antônio para o casamento, São Longuinho para objetos perdidos e Santo Expedito para as causas impossíveis. Cada santo tem sua função entre os fiéis. No entanto, nem sempre o santo mais conhecido é o mais adequado para aquele pedido. Confira abaixo um pouco da história que fez a fama de cada um.
Saúde
São Brás (3 de fevereiro)
Médico armênio, converteu-se e viveu seus últimos anos numa gruta. É o protetor dos doentes da garganta. Quando alguém engasga, é comum dizer: “São Brás, São Brás, volte para trás”.
N. Sra. das Dores (15 de setembro)
Acompanhou a dor de Jesus na cruz e presenciou a ressurreição, mostrando que depois do sofrimento vem a satisfação. Cura problemas de saúde.
São Francisco de Assis (4 de outubro)
Aos 24 anos, abandonou a riqueza e as farras para viver na castidade e pobreza. É considerado o protetor dos animais e evocado para afastar mau-olhado.
Santa Luzia (13 de dezembro)
Italiana de família rica, dedicou a vida ao cristianismo e a cuidar dos pobres. Teve os olhos arrancados e, no dia seguinte, eles estavam novamente intactos. É a santa protetora da visão.
Dinheiro
Santa Edwiges (16 de outubro)
Nobre alemã, casou-se e teve 7 filhos, mas terminou sua vida como freira. Dedicou seus últimos dias a ajudar os pobres, saldando suas dívidas. É a protetora dos endividados.
São Bento (11 de julho)
Era conhecido pela personalidade forte, mas amigável. Acreditava na disciplina para o bom andamento da vida cristã. Foi envenenado, mas sobreviveu ao veneno. Protege contra a inveja.
N. Sra. de Guadalupe (12 de dezembro)
Tem a cor de pele dos índios da região do México e foi declarada padroeira da América Latina pelo papa Pio 12. É a protetora dos bens materiais.
N. Sra. de Lourdes (11 de fevereiro)
A imagem aparecia para a garota Marie Bernarde Soubirous (que se tornou Santa Bernadete). Foram 18 aparições em 1858, na França. Ajuda a superar dificuldades.
Amor
Santo Antônio (13 de junho)
A fama de casamenteiro é forte no Brasil, mas não há nada na vida do santo que a justifique. A tradição manda deixar sua imagem de cabeça para baixo, até que se consiga o marido.
Santa Cecília (22 de novembro)
Casada, decidiu viver em castidade. Convenceu o marido da abstinência, dizendo que isso lhes traria a proteção de um anjo. Intercede pela felicidade no amor e é padroeira dos músicos.
São Jorge (23 de abril)
Santo muito popular, perdeu os altares em 1963 quando a Igreja concluiu que sua vida era lenda. Mas continua firme na tradição popular que reza a ele pela felicidade no amor.
São João Batista (24 de junho)
Era primo de Jesus e foi batizado por ele. Atende aos pedidos de amor feitos na noite do dia 23 para 24 de junho. De preferência ao redor da fogueira de São João.
Profissão
Santa Catarina (25 de novembro)
Converteu ao catolicismo os 50 filósofos que tinham sido convocados para convencê-la da não santidade de Jesus. É auxiliar dos estudantes.
São Marcos (25 de abril)
Era um homem instruído. Sua casa era frequentada por Pedro e Paulo e foi deles que ouviu os relatos para escrever seu evangelho da Bíblia. É evocado para conseguir um bom trabalho.
São Tomás de Aquino (28 de janeiro)
Foi professor e escreveu livros consagrados. Sua obra mais importante é a Suma Teológica. É o santo protetor dos estudos e das universidades.
São Benedito (5 de outubro)
Filho de escravos, dedicou-se à vida religiosa após ser libertado. Analfabeto, trabalhou na cozinha de um monastério e, com esforço, tornou-se mestre e irmão superior. É protetor do trabalho.
Os 3 santos mais bem cotados dentro da Igreja
São Judas Tadeu (28 de outubro)
Frequentemente, confundido com o Judas traidor, nunca deixou de pregar o evangelho. Seu lema era “resistir sempre”. Santo das causas perdidas, tem fama de infalível.
Santa Rita de Cássia (22 de maio)
Queria ser freira, mas casou-se por ordem dos pais. Ao ficar viúva, foi para um convento. Fez muitos milagres, alguns quando ainda era viva. Atende causas perdidas e impossíveis.
Santo Expedito (19 de abril)
Se você precisa de um milagre para ontem, este é o santo. Combatente do império romano no século 1, converteu-se de uma hora para outra e consagrou-se como santo das causas urgentes.