PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Significado de mural assírio é desvendado 3 mil anos depois

Imagens de um leão, pássaro, touro, árvore e um arado estão estampadas na antiga cidade de Dūr-Šarrukīn. Agora, um pesquisador revelou seu significado.

Por Bela Lobato
11 jun 2024, 16h00

Desde que foram encontrados por pesquisadores franceses em uma escavação do fim do século 19, os murais da cidade de Dūr-Šarrukīn, na antiga Assíria e atual Iraque, intrigam pesquisadores com símbolos misteriosos. As escavações da época revelaram paredes de ladrilhos com uma mesma sequência de cinco imagens: um leão, um pássaro, um touro, uma árvore e um arado. Arqueólogos, historiadores e linguistas discutem há décadas os possíveis significados desse padrão.

Agora, um especialista em cultura assíria diz ter encontrado a resposta.

Dá para contar nos dedos quantas pessoas no mundo falam acadiano, uma língua assíria que desapareceu por volta de 2.500 anos atrás. O pesquisador irlandês Martin Worthington é uma delas. Além de ter escrito um guia para quem quer aprender o idioma extinto em casa, Worthington também foi consultor e tradutor para os roteiros de filmes como Eternos, da Marvel, e Godzilla II: Rei dos Monstros. 

Debruçado sobre o estudo das civilizações babilônicas há décadas, o professor da Escola de Linguagens, Literaturas e Estudos Culturais da Trinity College, em Dublin, afirma que as imagens nos murais representam o nome do rei Sargão II e constelações que reforçam o poder imperial

Ele argumenta que, se colocadas nas sequência correta, as palavras assírias para os cinco símbolos soam como a forma assíria do nome “Sargão” (šargīnu). Dessa forma, cada imagem funcionaria como uma sílaba, uma representação do som.

Continua após a publicidade

A interpretação funciona mesmo nos murais “resumidos”, que só exibem os símbolos do leão, da árvore e do arado. Ao ler em voz alta, o resultado é o mesmo: o nome do rei.

Não é só isso: existem indícios de que os murais também representam constelações específicas. Algumas são familiares, como as constelações de Leão e de Touro. A ave representa Áquila, uma constelação do hemisfério norte. Já o arado dava nome a uma constelação babilônica antiga, epinnu, que hoje faz parte das constelações de Andrômeda e Triângulo Boreal. 

Mural Assírio. Há a ilustração de uma árvore.
(New York Public Library/Reprodução)
Continua após a publicidade
Mural Assírio. Há a ilustração de um leão rugindo.
(New York Public Library/Reprodução)

Já a árvore é mais polêmica: Worthington defende que a pronúncia de árvore em acádia, isu, é semelhante à de iṣu, a antiga constelação da Mandíbula. O trocadilho já foi encontrado em outros documentos e, nesse caso, pode ter sido usado para evitar a estranheza de estampar os murais do reino com imagens de uma mandíbula solta.

Além disso, as imagens douradas sobre o fundo azul remetem a um céu estrelado e são diferentes do padrão de cores dos outros murais vizinhos. “O efeito dos cinco símbolos foi colocar o nome de Sargão nos céus, por toda a eternidade – uma maneira inteligente de tornar o nome do rei imortal. E, é claro, a ideia de indivíduos extravagantes escreverem seus nomes em edifícios não é exclusiva da antiga Assíria”, diz o Worthington. De um jeito babilônico, o rei arrumou uma forma de escrever pelas paredes de todo o reino: “Sargão esteve aqui”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.