GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Temor do leste

Saiba por que o Timor do Leste, primo distante do Brasil, de repente passou a freqüentar as manchetes dos jornais.

Ricardo Arnt

O Timor do Leste é só a metade de uma das 17 500 ilhas do arquipélago da Indonésia. Mas quando o Prêmio Nobel da Paz foi concedido, em 1996, a um bispo timorense, Carlos Ximenes Belo, e a um político local, José Ramos Horta, o país virou notícia. Para entender o conflito do Timor, é preciso recuar até o século XVI e prestar atenção ao ziguezague político da região.

A parte oriental da ilha foi colonizada pelos portugueses a partir de 1520. A outra banda foi invadida por holandeses em 1613. Quando a Indonésia conquistou a sua independência, em 1949, anexou a metade holandesa. Enquanto isso, a fatia portuguesa continuou colônia de Lisboa até 1975. Naquele ano houve uma revolução em Portugal e os lusitanos desistiram de suas possessões coloniais.

Tão logo os portugueses saíram, houve uma guerra civil entre a Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin) e outros timorenses que queriam ser indonésios. A Fretilin ganhou e proclamou uma curta independência. Nove dias depois, a Indonésia invadiu o país. Houve um banho de sangue e parte da população foi removida para outras ilhas.

Guerra e fome provocaram a morte de 200 000 pessoas. No final, o Timor Leste se transformou na 27ª província indonésia e a Fretilin virou guerrilha nas florestas.

No início, as Nações Unidas condenaram a invasão, mas, como a costa sul da ilha é rica em petróleo, as potências ocidentais acabaram se acomodando à anexação. Hoje as forças favoráveis à independência, cuja língua de resistência é o português, sofrem uma brutal repressão política. Com o Nobel, Ramos Horta, da Fretilin, e o bispo Ximenes Belo, contrários ao regime autoritário indonésio, fizeram do Timor do Leste uma região conhecida no mundo todo.

Roteiro colonial

Veja como o Timor foi ocupado desde 1520.

1520-1613

Portugueses (e holandeses depois) estabelecem feitorias na costa.

1613-1949

Durante três séculos Holanda e Portugal dividem a ilha.

1949-1975

Depois da sua independência, a Indonésia anexa a metade holandesa.

1975-1997

O Timor do Leste se transforma na 27ª província da Indonésia.