GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Fotossíntese produz açúcar e oxigênio

Qual a importância da fotossíntese e como ela acontece?

Se houvesse luz solar durante a noite as plantas produziriam mais oxigênio?

A fotossíntese é um dos mais importantes processos da natureza. Ela transforma material inorgânico em orgânico (aquele que contém longas cadeias de carbono). As substancias orgânicas servem como fonte de energia tanto para a planta como para os animais que se alimentam dela. Além disso, ajudam a purificar o ar porque absorvem gás carbônico da atmosfera e devolvem oxigênio. A fotossíntese pode ocorrer em qualquer parte do planeta onde haja pigmentação verde, que indica a presença de clorofila, um dos principais compostos que entram no processo. “Mas a parte mais preparada para isso é a folha”, explica o botânico Gilberto Kerbauy da Universidade de São Paulo.

O processo acontece nos cloroplastos,que ficam dentro das células do vegetal. É lá que se misturam todos os elementos necessários: a clorofila, a luz que é absorvida do Sol, a água que entra pela raiz (H20)

distribuída, por toda planta e o gás carbônico (C02) do ar. Dentro dos cloroplastos, as moléculas de água se quebram e, coro: a ajuda de enzimas, o hidrogênio se liga com o gás carbônico que vem do ar. Essa ligação forma moléculas de açúcar, que se espalham pela planta.

A temperatura é bastante importante no processo de fotossíntese porque ela influencia no funcionamento das enzimas. A velocidade da fotossíntese é máxima quando a temperatura estiver entre 30° e 40° Celsius. Em temperaturas muito acima ou muito abaixo disso, a eficiência diminui.

Se houvesse luz solar 24 horas por dia, provavelmente as plantas fariam mais fotossíntese e produziriam mais oxigênio, uma vez que os demais itens necessários para o processo estão sempre disponíveis. Com isso, elas cresceriam mais depressa. Mas existem alguns vegetais que dia da rosa e do crisântemo, que precisam de um período de sombra para que possam se desenvolver bem.