Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Queimada: Fogo provocado bate recordes

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 31 out 1988, 22h00

Nos últimos meses, imagens de satélite captadas pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), em São Josédos Campos, mostraram cenas de arrepiar: nuvens de fumaça cobrindo mais de 2 milhões de quilômetros quadrados e múltiplos focos de incêndio no sul do Pará, norte de Mato Grosso e praticamente em todo o Estado de Rondônia. Só em agosto, cerca de 1 000 quilômetros quadrados de florestas foram queimados, em média, diariamente. Houve dias em que cada imagem do satélite americano NOAA-9 revelava de 3 a 4 mil focos de incêndio.

Calcula-se que as queimadas na região amazônica foram responsáveis pelo lançamento na atmosfera de pelo menos 2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, 40 milhões de toneladas de monóxido de carbono e 6 milhões de toneladas de poeira e fuligem – uma quantidade de poluentes equivalente à produzida pela cidade de São Paulo nos últimos setenta anos, segundo avalia o pesquisador Alberto Setzer, do INPE. As queimadas, comuns nessa época do ano, são provocadas por fazendeiros e colonos para limpar o solo antes de iniciar o plantio. Até o fim do ano, o fogo proposital vai destruir 200 mil quilômetros quadrados, uma área do tamanho do Paraná. Ninguém será punido por isso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.