PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

As 8 últimas refeições mais estranhas de condenados à morte

Qual o mais chique? E o mais exagerado? E o mais comum? Confira as últimas refeições de presos célebres dos EUA

Por Tiago Jokura
Atualizado em 22 fev 2024, 10h21 - Publicado em 11 out 2016, 17h59

Histórias sobre a última refeição de condenados à morte são um prato cheio para escritores nos EUA. Se você é faminto por curiosidades, conheça alguns dos pedidos mais estranhos e originais

1) O PEDIDO MAIS GENEROSO

Pedido – Uma pizza vegetariana para ser dada a um morador de rua
Condenado
– Philip Workman
Crime – Assassinato de um policial
Execução – 9/5/2007, por injeção letal, no Tennessee

O generoso pedido de Philip não foi atendido pela prisão – as leis de execução nos Estados Unidos proíbem “terceirizar” a última ceia. Mas o povo se comoveu com a história e doou centenas de pizzas aos desabrigados de Nashville, cidade do estado do Tennessee em que ocorreu a execução. Só para a Union Rescue Mission, instituição que acolhe desabrigados, a doação foi de 170 pizzas. Até em outros estados, como Minnesota, houve doações motivadas pelo pedido de Philip.


2) O DO PRESO MAIS FAMOSO

Pedido – Arroz com frango e água quente com mel – ou hambúrguer com fritas…
Condenado
– Saddam Hussein
Crime – Crimes contra a humanidade
Execução – 30/12/2006, por enforcamento, no Iraque

Ainda não há informação oficial de como o ditador iraquiano matou a fome antes de ser enforcado. Circulam duas versões para o último pedido. A mais aceita é que ele teria comido arroz com frango e tomado água quente com mel – bebida que lembrava sua infância. Mas o site israelense de notícias YnetNews insinuou, ironicamente, que Saddam passara os últimos dias comendo hambúrguer e fritas – prato favorito dos seus inimigos americanos.


3) O MAIS COMUM

Continua após a publicidade

Pedido – Cheeseburger duplo com alface, tomate e cebola, molho de salada, ketchup, batatas fritas, leite e um pedaço de bolo de chocolate
Condenado
– Kevin L. Zimmerman
Crime – Roubo e assassinato
Execução – 21/1/2004, por injeção letal, no Texas

O cardápio escolhido por Kevin Zimmerman representa o pedido-padrão dos condenados à morte nos Estados Unidos. O cheeseburger duplo é o prato principal mais solicitado, assim como os complementos fritas, ketchup, leite e chocolate. Outros pedidos que figuram na lista dos pratos mais comuns são filé grelhado, frango frito, ovos com bacon, comida mexicana e refrigerante.


4) O MAIS TRABALHOSO

Pedido – 1 kg de camarão frito, batatas fritas, ketchup, pavê de banana e refrigerante (Hoyt); Filé grelhado, queijo curado, salada com queijo bleu e cerveja (Darryl); Linguiça defumada, queijo, cheeseburger duplo com picles, cebola, alface e maionese, batatas fritas com ketchup, uma cebola, um pepino, sorvete com bolo e Coca-Cola (James)
Condenado
– Hoyt Clines, Darryl Richley e James Holmes
Crime – Assassinato
Execução – 4/8/1994, por injeção letal, no Arkansas

A última refeição dos três amigos foi inusitada porque a execução do trio ocorreu no mesmo dia, algo incomum. Azar deles e também da cozinha da cadeia, que teve o trabalho triplicado!

Continua após a publicidade


5) O MAIS EXAGERADO

Pedido – 15 enchiladas (“panquecas”) com queijo e cebola, anéis de cebola, 8 pedaços de frango frito, 8 pedaços de frango assado, 8 pimentas, 10 tacos completos com recheio de carne, queijo, cebola e molho, 4 cheeseburgers duplos com queijo duplo e bacon duplo, 1 bisteca grelhada sem osso e com molho e 1 torta de pêssego
Condenado
– Mauriceo Brown
Crime – Assassinato durante roubo
Execução – 19/7/2006, por injeção letal, no Texas

O pedido de Mauriceo Brown é um dos recordistas em quantidade de comida. A julgar pelo tanto de rango que ele pediu para uma só refeição, devia ser mesmo difícil o cara se sustentar com um trabalho honesto…


6) O MAIS INACREDITÁVEL

Pedido – Bagre (peixe), batatas fritas, picles e refrigerante
Condenado
– Willie Francis
Crime – Assassinato de um homem
Execução – 9/5/1947, na cadeira elétrica, na Louisiana

Continua após a publicidade

Calma, não é bem o pedido que é inacreditável nesta história… Willie assassinou o patrão e foi condenado à cadeira elétrica em maio de 1946. Antes da execução, pediu sorvete, mas o xerife fez questão de mandar trazer o melhor filé grelhado da cidade pra ele. Acontece que a cadeira elétrica falhou e Willie sobreviveu à tentativa de execução! Um ano depois o condenado teve direito à segunda (e desta vez verdadeira!) “última refeição”, para a qual escolheu o pedido acima.


7) O MAIS CHIQUE

Pedido – Filé grelhado, champignon, brócolis gratinado, couve-de-bruxelas, pão de alho com provolone e azeitonas, panquecas de framboesa e suco de abacaxi
Condenado
– Roy Allen Harich
Crime – Assédio, agressão e assassinato
Execução – 24/4/1991, na cadeira elétrica, na Flórida

Segundo os advogados de Roy, o preso que fez um dos pedidos mais refinados dos Estados Unidos bebeu todas, se drogou e por isso cometeu o crime que o condenou à morte. Apesar de requintado na hora do último rango, Roy não foi nada elegante quando assediou e agrediu com facadas e tiros duas adolescentes – uma delas, de 18 anos, morreu.


8) O MAIS LIGHT

Continua após a publicidade

Pedido – Uma azeitona preta, com caroço
Condenado
– Robert Buell
Crime – Assassinato de uma garota de 11 anos
Execução – 25/9/2002, por injeção letal, em Ohio

Pode parecer surpreendente a escolha de Robert Buell para sua última refeição, mas são vários os relatos de jejuns e pedidos modestos. Há condenados, por exemplo, que se contentaram apenas com um iogurte ou que só tomaram uma xícara de café. O inusitado da escolha de Robert é que ele alimentava a ideia de “plantar” uma oliveira – símbolo de paz – que brotaria do seu corpo enterrado. A ideia, claro, não deu muito certo e a árvore não vingou.

  • Relacionadas

GUIA DAS COZINHAS PENAIS

Alguns estados americanos oferecem mais regalias que outros na hora do último rango

Indiana

No estado americano que oferece as melhores condições para o último pedido, o condenado à morte pode trazer convidados e consultar o cardápio de vários restaurantes para escolher o rango. E tudo sem limite de custos!

Illinois

Nas penintenciárias de Illinois vale tudo para satisfazer o condenado, até mandar a equipe de execução capturar um coelho selvagem suculento! Se o preso quiser “comer fora”, é acionado o serviço de entrega dos restaurantes locais

Continua após a publicidade

Flórida

Antigamente, o estado servia bebida para todos os presos brindarem ao executado. Isso acabou quando um condenado foi para a cadeira elétrica totalmente bêbado… Lá não rola serviço de entrega, mas a cozinha tem várias opções de frutos do mar

Texas

O estado só oferece o que está disponível na cozinha da cadeia. Há quem diga que o cheeseburger duplo é o prato mais pedido pelos condenados nos EUA justamente porque o Texas, o estado que mais executa, não oferece muitas opções

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.