Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como são escolhidos os ganhadores do Grammy, o “Oscar da Música”?

Se você ganhar um Grammy, pode agradecer à Academia. Conheça a história do prêmio (e o que um músico precisa fazer para concorrer).

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 8 fev 2019, 18h47 - Publicado em 18 abr 2011, 18h51

Os ganhadores do Grammy, o mais importante prêmio da indústria fonográfica mundial, são escolhidos pelos membros da Recording Academy. É uma associação que reúne músicos, produtores, engenheiros de som, compositores e técnicos envolvidos com o universo musical, e que está dividida em 12 grandes escritórios espalhados pelos Estados Unidos, em cidades como Washington, Nova York e Los Angeles.

Para ser um membro da Recording Academy é preciso ter participado, como músico ou na parte técnica, de pelo menos seis canções lançadas comercialmente no mercado americano. Só assim você se torna elegível para eleger os vencedores do Grammy, rs.

Mas de onde veio o prêmio? E o troféu? E por que o Grammy se chama Grammy?

O nome do prêmio e o formato da sua estatueta, claro, foram inspirados no gramofone, um antigo toca-discos inventado no final do século 19.

Já a idéia da festa do Grammy surgiu em 1957, quando um grupo de executivos de importantes gravadoras de Los Angeles – Columbia, RCA Victor, Decca, MGM e Capitol Records – fundou uma associação que seria um embrião da Recording Academy. No ano seguinte, 1958, aconteceria a primeira premiação.

Com a expansão do mercado fonográfico no mundo, a academia resolveu criar, em 2000, um Grammy exclusivo para a música latina, que normalmente entregue no mês de setembro. Essa nova festa abriu mais espaço para os músicos da região, que não conseguiam muito destaque nas mais de 100 categorias do Grammy principal.

E como é que um músico faz para concorrer?

Assim que termina uma festa do Grammy, começa a disputa da próxima edição. Membros da Recording Academy, gravadoras, produtores e músicos inscrevem concorrentes para o prêmio. Para ser elegível, uma gravação precisa ter sido lançada no prazo estipulado entre 1º de outubro de 2002 e 30 de setembro de 2003 para o Grammy 2004, por exemplo.

Encerradas as inscrições, um grupo de 150 especialistas da Recording Academy começa a fazer uma pré-seleção. Eles irão analisar os cerca de 10 mil trabalhos recebidos para saber se as gravações realmente estão aptas a concorrer nas categorias específicas em que foram inscritas.

Feita essa pré-seleção, os cerca de 12 mil membros votantes da Recording Academy recebem uma lista com as gravações inscritas, já divididas por categorias, e escolhem cinco finalistas em cada uma delas. Cada membro da academia só vota nas categorias principais (melhor álbum e gravação do ano, por exemplo) e naquelas que tenham relação com o trabalho musical que ele faz.

Cerca de dois meses antes da festa de entrega dos prêmios, é divulgada a aguardada lista dos indicados ao Grammy, com os cinco finalistas mais votados em cada categoria. Os membros da academia são então convocados novamente, mas dessa vez votam apenas em um concorrente por categoria, escolhendo entre os cinco pré-indicados.

Continua após a publicidade

Os vencedores só são conhecidos na noite de entrega do Grammy, quando são distribuídas mais de 100 cobiçadas estatuetas no formato de um gramofone dourado. A festa de premiação, normalmente no mês de fevereiro, dura mais de três horas e conta com shows de vários artistas famosos (mas isso você já sabe 😉 )

Haja troféu!

São 105 categorias em disputa. Aqui estão algumas das mais badaladas

É Grammy que não acaba mais. Na noite de entrega do “Oscar da Música” são distribuídos 105 prêmios, que condecoram artistas de 28 gêneros musicais. Ritmos como o pop e o rock são os que despertam maior atenção na imprensa. Outros, como soul, reggae e rap, também são bem conhecidos. Mas a Recording Academy exagera um pouco, premiando ainda gêneros como polca, new age e gospel. Veja quais são os gramofones dourados mais badalados nessa grande festa musical.

Álbum do Ano: É o prêmio mais importante do Grammy. Vai para o melhor disco da temporada, sem importar o gênero musical

Canção do Ano: Premia o compositor da canção, mas apenas podem concorrer músicas inéditas ou que só ganharam notoriedade naquela temporada

Gravação do Ano: Aponta uma canção que não precisa ser inédita, mas lançada no ano. Em vez do compositor, premia o artista, produtores e técnicos daquela gravação

Novo Artista: Escolhe uma revelação da temporada que tenha lançado seu disco de estréia, não importando o gênero

Álbum de Rock: Principal prêmio do gênero rock – mas existem, ainda, outras subcategorias roqueiras menores, que premiam melhor performance feminina, masculina e em grupo, entre outras

Álbum World Music: Não é um prêmio tão badalado, mas valoriza artistas de fora do mercado americano, dando chance, por exemplo, para os brasileiros

Continua após a publicidade
Publicidade