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Como são feitos os perfumes?

Com base em pesquisas de mercado e da escolha de essências que formam a fragrância certa.

Por Giselle Hirata
Atualizado em 22 fev 2024, 10h45 - Publicado em 11 set 2012, 16h45
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    Com base em pesquisas de mercado e da escolha de essências que formam a fragrância certa. Os perfumes surgiram em 3 mil a.C. Naquela época, os egípcios usavam fumaças aromáticas durante as orações. Vem daí a origem da palavra: per (através) e fummum (fumaça). Por volta de 800 a.C., os gregos já exportavam óleos de flores e plantas maceradas e, quase dois séculos depois, a Babilônia se tornou o centro comercial de especiarias e perfumes. Hoje, uma fragrância é feita misturando de 30 a 300 ingredientes. Todas elas têm três “notas” (cheiros).A nota de saída é a que se dispersa no ar mais facilmente: nós a sentimos logo ao abrir o frasco. A de coração é menos volátil: só a percebemos quando o produto seca na pele. E a de fundo é a que garante a fixação do aroma na pele. Costuma ser a mais densa (e cara de produzir).

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    AROMA SOB MEDIDA

    Opinião de consumidores orienta produção

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    1.Uma pesquisa de mercado define o conceito do novo produto, identificando o público-alvo (jovem, adulto, homem ou mulher) e seu estilo (esportista, roqueiro, romântico…). Com base nesses dados, é possível criar uma identidade visual e olfativa – a embalagem e a fragrância, respectivamente

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    A paleta de um perfumista tem mais de 2,5 mil ingredientes. Só a rosa tem mais de 20 cheiros diferentes!

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    2.Com essas informações, um perfumista começa a misturar matérias-primas para compor a fórmula. Cabe ao laboratório combinar de 30 a 300 ingredientes para reproduzir o perfume idealizado por esse profissional. O resultado são cerca de 15 fragrâncias, que são testadas com alguns consumidores

    3.Definida a fragrância favorita, o processo de produção no laboratório passa a ser repetido em larga escala. A matéria-prima é pesada, misturada com outros ingredientes (como essências, água e álcool) e guardada em um tonel para ganhar intensidade

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    4.Dos tonéis, o líquido desce por tubos até a máquina de envase, onde é colocado em frascos. Uma encartuchadora monta a tampa, enquanto outra máquina adiciona o protetor e a embalagem. Por fim, a caixinha recebe um filme plástico externo

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    5.O produto vai para um armazém na própria fábrica. De lá, segue para várias linhas de distribuição: lojas físicas (da própria marca ou de revendedoras), representantes de vendas e pessoas autorizadas que vendem o produto por catálogo, entre outros

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    Em 2010, o Brasil se tornou líder mundial no setor, com um crescimento de 33% e um faturamento de US$ 6 bilhões

    QUAL É SEU CHEIRO?

    Cada tipo de fragrância remete a um estilo

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    Floral

    Com bases de flores como rosa, jasmim e narciso, entre outros. Aqui está a maior concentração de perfumes femininos

    Cítrico

    Vem de frutas como tangerina, limão e bergamota. Fresco, leve e popular no verão, está na maioria das fragrâncias unissex

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    Madeira

    Vem de diferentes tipos de madeira. Possui notas quentes e sensuais, muito empregadas em perfumes masculinos

    Oriental

    É uma das famílias olfativas mais intensas. Utiliza especiarias exóticas, como musk, almíscar, âmbar e pimenta

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    Fougére

    De origem francesa, utiliza ervas e plantas herbáceas. Costuma ser usado em produtos para homens mais tradicionais

    FONTES Fabio Artoni, gerente de perfumaria da Natura, Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora de Brasilessencia: A Cultura do Perfume

    – Por que a dama-da-noite só solta perfume à noite?

    – Por que as flores têm perfume?

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