GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como se forma uma colmeia?

Colmeias em galhos existem, mas não são construídas por espécies como a Apis mellifera, a mais usada no mundo para a produção de mel

1. Uma colmeia tem entre 30 e 60 mil indivíduos. Quando o enxame está superpopuloso, cerca de 50% das abelhas partem para construir a nova casa. A rainha é levada porque os ovos que estão em seu abdome são essenciais para a nova comunidade. O enxame antigo gera uma nova rainha.

2. O novo grupo procura um lugar adequado para protegê-lo do clima e de predadores. Esse local pode ser um buraco dentro de uma árvore, uma lata vazia ou um cupinzeiro, entre muitos outros. Colmeias em lugares escuros ajudam a conservar a temperatura na época de inverno.

3. Encontrado o lugar ideal, a primeira coisa a fazer é iniciar a construção dos favos para que a rainha possa colocar seus ovos. Presos pela parte superior, os favos são construídos de cima para baixo com um espaço de 6 a 9 mm entre eles, para as abelhas se locomoverem.

4. Cada favo tem alvéolos dos dois lados. Quando a colmeia estiver pronta, terá uma ordenação-padrão: no alto, é guardado o mel, em seguida o pólen, depois as larvas e ovos e, por fim, os zangões. Os favos são construídos com a cera produzida pelas glândulas ceríferas das abelhas operárias.

5. As abelhas constroem os alvéolos sempre no formato hexagonal porque ele usa menos cera e aproveita ao máximo o espaço da colmeia. As paredes dos alvéolos são erguidas com uma elevação de 4 a 9° para que o mel não venha a escorrer e as larvas não caiam.

6. Assim que as primeiras paredes são erguidas, a rainha deposita seus ovos. A partir daí, a colmeia entra em funcionamento total: parte das abelhas começa a coletar néctar para produzir mel, enquanto outras cuidam das larvas, vedam orifícios e constroem o resto dos favos.

7. A temperatura da colmeia é sempre mantida entre 34 e 36 °C, índice necessário para controlar a textura da cera. Se passa disso, algumas operárias batem as asas para ventilar e outras trazem gotículas de água. A colmeia dura vários anos se não for atacada por predadores.

COISA DE DESENHO

– Zangões só servem para procriar. Alimentados pelas operárias, têm vida mansa: não trabalham nem buscam alimentos.

– Para controlar a temperatura, as abelhas usam própolis, uma seiva coletada das plantas, para vedar qualquer frestinha.

Aposentadoria para quê?Funções das abelhas variam conforme a idade:

1 a 5 dias: Limpeza de alvéolos;

6 a 11 dias: Alimentação das larvas;

12 a 18 dias: Produção de cera;

18 a 21 dias: Proteção da colmeia;

21 a 42 dias (morte): Coleta de néctar, pólen, água e resinas.

Leia também:

– Por que a abelha morre ao picar uma pessoa?

– A extinção das abelhas pode acabar com a humanidade?

– É verdade que abelhas e besouros são inimigos?

CONSULTORIA: Constantino Zara Filho, presidente da Associação Paulista de Apicultores FONTES estudo Princípios Básicos para Instalação de Apiário, de Silvio Lengler, sites Embrapa e http://www.abr.io/colmeia.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você