Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Em cenas com espelhos, como a câmera não aparece refletida?

Há várias técnicas para fazer a câmera "sumir", desde o ângulo da filmagem até paredes falsas no cenário e truques digitais na pós-produção

Por Janaína Harada Atualizado em 14 fev 2020, 17h32 - Publicado em 22 nov 2017, 14h09

PERGUNTA Álvaro Huber de Souza, Guabiruba, SC

Guilherme Henrique/Mundo Estranho

QUESTÃO DE PERSPECTIVA
A solução mais simples seria filmar o ator e o espelho de um ângulo menor que 90 graus – ou seja, quase na diagonal em relação ao personagem. Nessa posição, a câmera e a equipe ficam “escondidas” e não aparecem refletidas no quadro.

 

Continua após a publicidade
Guilherme Henrique/Mundo Estranho

CENÁRIO MONTADO
Para gravar cenas que se passam em lugares pequenos, como banheiros, a produção cria o ambiente com paredes falsas, que se movimentam. Esse é o truque para ampliar a área do local de filmagem – uma vez que seria necessário um espaço real muito maior para acomodar todo o equipamento.

 

Continua após a publicidade
  •  

    Continua após a publicidade
    Guilherme Henrique/Mundo Estranho

    TELA VERDE
    Para dar mas liberdade à fotografia (para movimentos de câmera, gravação de sequências e reflexos), o espelho é substituído pelo chroma key. Nessa técnica é preciso que a iluminação e a posição dos equipamentos sejam marcadas. Assim, os takes podem ser unificados na pós-produção sem alterações, como se tudo fosse uma cena só. Para gravar reflexos, o ator precisa ensaiar bem para repetir exatamente os mesmos gestos na gravação do ângulo inverso.

     

    Continua após a publicidade
    Guilherme Henrique/Mundo Estranho

    DO OUTRO LADO

    Um recurso menos tecnológico foi usado no filme O Ódio (de 1995). O diretor Mathieu Kassovitz usou dois cenários iguais: um para o “lado de lá” do espelho, com um dublê de costas, e outro para o “lado de cá”, onde acontecia a cena principal.

     

    Continua após a publicidade
  • A MÁGICA DA EDIÇÃO
    Dizem que não há nada que a pós-produção não resolva. Se aparecer algum “intruso” ou reflexo indesejado no espelho, especialistas em efeitos visuais conseguem remover o fundo e substituí-lo por outro. Tudo isso pode ser feito em softwares de edição, como o After Effects.

     

    Continua após a publicidade

    CONSULTORIA Renan Ashikawa, compositor de efeitos visuais

    FONTES Sites Movies, Cinematography e No Film School

     

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Publicidade