Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

O que é hidroponia?

Trata-se de uma técnica de origem oriental, difundida na Segunda Guerra Mundial, que possibilita o cultivo de plantas apenas com água e nutrientes, sem terra. Os nutrientes adicionados são os elementos químicos existentes normalmente no solo, necessários para o desenvolvimento do vegetal, como fósforo e potássio. O líquido, por sua vez, é armazenado em tanques […]

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h15 - Publicado em 18 abr 2011, 19h00

Trata-se de uma técnica de origem oriental, difundida na Segunda Guerra Mundial, que possibilita o cultivo de plantas apenas com água e nutrientes, sem terra. Os nutrientes adicionados são os elementos químicos existentes normalmente no solo, necessários para o desenvolvimento do vegetal, como fósforo e potássio. O líquido, por sua vez, é armazenado em tanques e bombeado para o recipiente onde fica a plantação, passando pelas raízes e retornando para o tanque em um fluxo contínuo. É possível corrigir a concentração das substâncias químicas que estiverem faltando sempre que for necessário. A grande vantagem desse método é evitar as pragas normalmente transmitidas pelas raízes.

“Eliminando o solo, o risco de contaminação também diminui porque a água usada não tem microorganismos que provocam doenças”, diz o agrônomo Pedro Roberto Furlani, do Instituto Agronômico de Campinas, em São Paulo. Além disso, pelo sistema de hidroponia, o cultivo é feito em ambientes fechados e fica menos sujeito a variações climáticas.

Plantação sem terra