Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Por que as folhas das árvores caem no outono?

É uma estratégia para a árvore se proteger contra os dias frios que estão por vir

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 19 mar 2019, 19h14 - Publicado em 18 abr 2011, 18h59

Trata-se de uma estratégia das plantas para se proteger do frio, reduzindo ao máximo seu gasto de energia. “Quando chega o outono e os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está sinalizando às árvores que chegou o momento de modificar algumas de suas características”, afirma o biólogo Gilberto Kerdauy, da USP.

Com menos luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila, a substância responsável pela absorção do gás carbônico e sua transformação em carboidratos, usados na geração de energia para a planta. Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas.

A planta começa, então, a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. Ele se acumula na base da haste das folhas, o pecíolo, matando as células daquela região. O pecíolo acaba se rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore, que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.

Por que as folhas das árvores caem no outono?