Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Por que o sabão em pó é azul e a espuma branca?

Moléculas do sabão prendem películas superfinas de água

Por Victor Bianchin Atualizado em 4 jul 2018, 20h11 - Publicado em 3 mar 2009, 20h00
Sabão

– Quem inventou o sabonete?

– Como a pasta de dentes limpa a boca?

Porque uma coisa não tem nada a ver com a outra: a cor do sabão é determinada pelo corante usado; já a cor da espuma é resultado da refração da luz nas suas bolhas. Vamos começar com o sabão em pó. Ele na verdade pode ser de qualquer cor, mas os fabricantes costumam escolher o corante azul por uma questão de tradição. É que antigamente as donas-de-casa usavam um produto chamado anil, de cor azulada, para realçar o branco das roupas. Esse tempo já passou, mas a associação “azul-limpeza” foi mantida mesmo nos produtos mais modernos. Independentemente do corante escolhido, a cor da espuma será sempre branca por uma questão do mundo da física, relacionada à refração da luz, como a gente explica nas linhas abaixo. : – )

ORA, BOLHAS!

Moléculas do sabão prendem películas superfinas de água

Quando o sabão em pó é despejado na água, o corante começa a se diluir por causa do grande volume do líquido. Logo, quando as bolhas passam a surgir, o corante que dá cor ao sabão quase não é mais visível.

Continua após a publicidade

As bolhas surgem devido a uma característica da molécula do sabão. Ela tem uma “cabeça”, atraída pela água, e uma “cauda”, atraída pelo ar. Por isso, no estado natural, ela fica “confortável” na superfície da água.

Ao remexer a água, adicionamos ar, e as moléculas de sabão se reorganizam. Elas se alinham ao redor de camadas de água cercadas por ar. Essa camada presa entre as moléculas do sabão é a película fina que forma uma bolha.

ARCO-ÍRIS ESPUMANTE

Bolhas refletem tantas cores que vemos só a soma delas

A espuma nada mais é do que a soma de muitas bolhas produzidas pela mistura de sabão, ar e água. E cada bolha age como um prisma, dividindo o raio “transparente” da luz do ambiente em raios com as cores do arco-íris.

Cada refração ricocheteia em outras bolhas, como num jogo de espelhos. Como todos esses raios chegam aos nossos olhos ao mesmo tempo, o que vemos ao olhar uma espuma é o branco, que é a soma de todas as cores.

Continua após a publicidade
Publicidade