Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Por que o som se propaga mais depressa na água?

Velocidade do som na água é quatro vezes maior do que no ar

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h55 - Publicado em 18 abr 2011, 18h58

Mais precisamente, ele se propaga quatro vezes mais rápido na água do que no ar. Sabe quando você puxa um elástico pelas bordas? A velocidade com que ele vibra é muito maior do que se o mesmo fosse feito com um barbante, não é? Com o som acontece mais ou menos a mesma coisa. O que uma fonte sonora faz é comprimir a massa de ar, ou de água, que estiver mais próxima em um volume menor. Aí o meio reage: ele expande novamente e se choca com as moléculas mais próximas, que, em seguida, repetem o processo. É esse “estica-e-puxa” que faz o som caminhar. “Como a onda sonora se transmite por compressão e descompressão, sua velocidade depende basicamente da elasticidade do meio”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Como a água, quando comprimida, reage bem mais rápido que o ar (ou seja, tem mais elasticidade), a velocidade das ondas sonoras é maior dentro dela.

A velocidade do som na água foi determinada em 1 435 m/s durante experiências realizadas em um lago na Suíça, pelos físicos Jacques Sturm, francês, e Daniel Colladon, suíço, em 1826. No ar, ao nível do mar, essa velocidade fica em torno de 331 m/s.

Dois meios, duas medidas

Velocidade do som na água é quatro vezes maior do que no ar

Continua após a publicidade

BARREIRA DO SOM NA ATMOSFERA

Um avião supersônico, como o Concorde abaixo, precisa de uma velocidade em torno de 1 190 km/h para romper a barreira do som. Ou melhor: para que o deslocamento do avião seja mais rápido que o das próprias ondas sonoras que ele cria no ar

BARREIRA DO SOM NO MAR

Para um hipotético submarino superveloz, quebrar a barreira do som seria muito mais difícil: além de vencer a descomunal resistência do meio líquido, ele teria que ir a mais de 5 000 km/h. Essa velocidade aumenta conforme crescem a salinidade, a temperatura e a pressão da água. No mar, portanto, ela varia entre 5 220 km/h e 5 652 km/h

– Como surgiu a expressão tirar água do joelho?

– Por que a água desce girando pelo ralo?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.