Por que se usa sal, açúcar e água na preparação do soro caseiro?
A receita é simples: 1 litro de água, 2 colheres (sopa) de açúcar, e 1 colher (chá) de sal. A diarréia significa grande perda de água do corpo, causando tamanha desidratação que pode levar à morte, principalmente crianças. O segredo da eficácia do soro é que sua composição simula o líquido que temos dentro do […]
A receita é simples: 1 litro de água, 2 colheres (sopa) de açúcar, e 1 colher (chá) de sal. A diarréia significa grande perda de água do corpo, causando tamanha desidratação que pode levar à morte, principalmente crianças. O segredo da eficácia do soro é que sua composição simula o líquido que temos dentro do organismo. “Esse líquido é composto de água, mais sódio e glicose – elementos presentes, respectivamente, no sal e no açúcar. Assim, o soro caseiro equilibra o meio interno simulando o que acontece dentro do corpo”, diz o pediatra Adalberto Stape, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, SP. A glicose é uma fonte energética que auxilia a absorção do sal, cuja composição atrai as moléculas de água, fazendo com que ela se mantenha dentro dos vasos.
Sal e açúcar são, portanto, como portas de entrada da água nas células do organismo. “Sem a mistura, a ingestão da água pura não hidrata, pois o corpo não consegue reter o líquido”, afirma o pediatra Luiz Afonso Mariz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
RECEITA DO SORO CASEIRO
1 litro de água filtrada
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
Rendimento: 4 copos