Quem domina a lista é Indiana Jones, o arqueólogo louco por aventuras criado por George Lucas e levado à telona em uma trilogia dirigida por Steven Spielberg. Os dois primeiros filmes da série lideram nosso ranking, produzido a partir da opinião de um júri de cinéfilos, que, como poucos, apreciam aquelas produções que dão mais valor às perseguições e explosões do que aos diálogos. São eles: Luiz Carlos Merten (Estado de S. Paulo), Sérgio Dávila (Folha de S. Paulo), Luiz Iria (editor de infografia da Superinteressante), Roberto Sadovski (revista SET), Bruno Porto (O Globo), Eliseu de Souza Lopes Filho (professor da FAAP) e Rubens Ewald Filho (crítico de vários veículos).
1. Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida
Diretor – Steven Spielberg
Ano de lançamento – 1981
Logo na sua primeira aventura, Indiana tem uma missão casca-grossa: encontrar a Arca da Aliança, que tornaria invencível quem a possuísse. O problema é que um adversário de peso também está de olho na relíquia. Ninguém menos do que Adolf Hitler.
Ponto alto – Indiana foge de uma pedra gigante dentro de uma caverna e por pouco não é esmagado
2. Indiana Jones e o Templo da Perdição
Diretor – Steven Spielberg
Ano de lançamento – 1984
Na sua segunda aventura, o arqueólogo encarnado por Harrison Ford tem a missão de salvar um grupo de crianças escravizadas por um feiticeiro doidão. Desta vez, Indiana conta com a companhia indesejável de um japinha e de uma cantora de cabaré.
Ponto alto – Indiana e seus dois protegidos embarcam em um carrinho que cruza os trilhos de uma mina a todo vapor
3. Duro de Matar
Diretor – John McTiernan
Ano de lançamento – 1988
Bruce Willis vive um detetive que viaja a Los Angeles para encontrar sua esposa. Quando chega ao prédio onde ela trabalha, nota que “tá tudo dominado” por um grupo de terroristas. A única saída é acabar com eles e salvar a mocinha.
Ponto alto – Para fugir de uma explosão, John McClane (Willis) salta do alto do prédio pendurado em uma mangueira de hidrante
4. O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final
Diretor – James Cameron
Ano de lançamento – 1991
O andróide quase humano vivido por Arnold Schwarzenegger volta à cena do outro lado da força: desta vez, é programado para proteger o garoto John Connor, que está na mira do moderníssimo robô T-1000.
Ponto alto – O Exterminador e John Connor fogem de T-1000 em uma moto envenenada. Detalhe: o vilão os persegue dirigindo um caminhão
5. Matrix
Diretor – Andy e Larry Wachowski
Ano de lançamento – 1999
Thomas Anderson (Keanu Reeves) é um simples programador de sistemas até que o sombrio Morpheus se convence de que ele é Neo, o encarregado de salvar a humanidade da dominação de Matrix. Aí começa toda a loucura do filme.
Ponto alto – Neo e a sua gatinha Trinity armam-se até os dentes e partem para cima de dezenas de agentes Smith
6. Fervura Máxima
Diretor – John Woo
Ano de lançamento – 1992
A história não é das mais originais – um policial decide vingar a morte do seu parceiro triturando uma gangue de mafiosos -, mas as seqüências de tiros e explosões são tão iradas que catapultaram a carreira do diretor chinês John Woo. No ano seguinte já estava em Hollywood.
Ponto alto – Tequila, o policial vingador, e um chefão da máfia ficam cara a cara, cada um com a arma encostada na cabeça do outro
7. Gunga Din
Diretor – George Stevens
Ano de lançamento – 1939
Esse você certamente não viu – se bobear, nem seus avós viram. Mas, embora não tenha efeitos especiais como os filmaços atuais, é um clássico do cinema de ação. A história gira em torno de três soldados ingleses envolvidos em guerras separatistas na Índia.
Ponto alto – Uma das cenas marcantes é um quebra-pau dentro de um sobrado. Soldados rolam pela escada, outros voam pela janela e os mocinhos, claro, nem bagunçam o penteado
8. Homem-Aranha
Diretor – Sam Raimi
Ano de lançamento – 2002
O jovem Peter Parker ganha poderes especiais depois de um acidente em um laboratório. O problema é que o pai de um amigo seu também ganha superpoderes e se transforma no vilão Duende Verde.
Ponto alto – Homem-Aranha se vê entre a cruz e a espada: tem de escolher entre salvar sua amada Mary Jane ou um bonde cheio de gente, ao mesmo tempo em que se defende do Duende Verde
9. As aventuras de Robin Hood
Diretor – Michael Curtiz e William Keighley
Ano de lançamento – 1938
Mais um clássico com cheiro de naftalina. Essa versão da história do mocinho mais bandido da ficção, que roubava dos ricos para dar aos pobres, pode te dar sono, mas na década de 1930 deixou muita gente com o coração acelerado.
Ponto alto – Robin Hood e seu bando se escondem nas árvores da floresta de Sherwood e, de surpresa, atacam a cavalaria do rei
10. Mad Max 2 – A Caçada Continua
Diretor – George Miller
Ano de lançamento – 1981
O filme se passa em um futuro não muito distante no qual o petróleo se transformou em um bem tão raro quanto cobiçado. Max é um ex-policial violento mas bonzinho, que resolve ajudar uma comunidade a proteger sua refinaria particular.
Ponto alto – O coração do espectador fica na boca durante o filme inteiro, mas as melhorespartes são as perseguições nas estradas