Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quais são os povos mais patrióticos do mundo?

Os americanos, venezuelanos, irlandeses e sul-africanos. Eles foram os melhores colocados em uma pesquisa feita pela Universidade de Chicago entre 2003 e 2004 com 33 países (a Alemanha ainda foi contada como duas nações, a Ocidental e a Oriental). A enquete perguntava aos cidadãos seu nível de orgulho em relação a dez aspectos diferentes de […]

Por Pedro Proença
Atualizado em 22 fev 2024, 11h30 - Publicado em 29 out 2010, 20h29

Os americanos, venezuelanos, irlandeses e sul-africanos. Eles foram os melhores colocados em uma pesquisa feita pela Universidade de Chicago entre 2003 e 2004 com 33 países (a Alemanha ainda foi contada como duas nações, a Ocidental e a Oriental). A enquete perguntava aos cidadãos seu nível de orgulho em relação a dez aspectos diferentes de seu país e, com base nesses índices, foi tirada uma média. Os americanos são os que tiveram mais amor-próprio em cinco categorias (economia, influência mundial, Forças Armadas, desempenho científico e democracia). A galera da Venezuela é campeã em outras quatro (história, tratamento dispensado às minorias e desempenho nas artes e nos esportes) e a França foi a mais orgulhosa de sua segurança social. A pesquisa será realizada novamente em 2013.

FASCI-NAÇÃO
Os dez povos que mais defendem as cores de sua bandeira

1º ESTADOS UNIDOS

194 pts

2º VENEZUELA

191 pts

Continua após a publicidade

3º IRLANDA

161 pts

4º ÁFRICA DO SUL

152 pts

Continua após a publicidade

5º AUSTRÁLIA

148 pts

6º CANADÁ

134 pts

Continua após a publicidade

7º FILIPINAS

133 pts

8º ÁUSTRIA

126 pts

Continua após a publicidade

9º NOVA ZELÂNDIA

120 pts

10º CHILE

109 pts

Continua após a publicidade

– As vitórias no esporte são o segundo maior motivo de patriotismo para a maioria dos povos. O primeiro é a história do país.

– Ex-colônias costumam ter mais orgulho que suas ex-metrópoles. EUA e Austrália ficaram acima da Inglaterra, por exemplo.

E O BRASILEIRO?

O Brasil não participou da amostragem selecionada pela Universidade de Chicago – mas outra pesquisa revela que 33% da população enche o peito na hora de dizer que é brasileiro. O estudo foi realizado pela agência Nova S/B com 2 772 pessoas de 22 cidades, em 2010. O entrevistado devia concordar ou discordar de frases como “vive-se melhor aqui que em outros países” ou “tenho orgulho do Brasil”. Segundo a análise, embora nosso patriotismo possa variar em épocas como a de eleição e Copa do Mundo, só 6% estão frustrados com o país.

– 61% dos desiludidos com o Brasil vivem em São Paulo.

FONTES National Pride in Specif Domains (Universidade de Chicago e ISSP- International Social Survey Progamme) e Inova (Indicadores de valores e atitudes), da Agência Nova Brasil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.