PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Qual é o mais longo solo de guitarra gravado?

Nada menos que 17 minutos e 15 segundos é a duração do solo do inglês Jimmy Page, líder e guitarrista do Led Zeppelin, na faixa “Dazed and Confused”, do álbum ao vivo The Song Remains The Same (1976). Desde os primeiros shows da banda, no final dos anos 60, a canção já servia de base […]

Por José Augusto Lemos
Atualizado em 22 fev 2024, 11h07 - Publicado em 18 abr 2011, 18h51

Nada menos que 17 minutos e 15 segundos é a duração do solo do inglês Jimmy Page, líder e guitarrista do Led Zeppelin, na faixa “Dazed and Confused”, do álbum ao vivo The Song Remains The Same (1976). Desde os primeiros shows da banda, no final dos anos 60, a canção já servia de base para Page alçar vôo com o instrumento, tocando parte do solo com um arco de violino, uma de suas marcas-registradas. Numa noite inspirada, o solo de “Dazed and Confused” ultrapassava facilmente um quarto de hora – e, até onde pudemos apurar, essa gravação, realizada em julho de 1973 no Madison Square Garden, em Nova York, supera qualquer candidato ao título. A categoria não consta no Guinness, o “livro dos recordes”, e pelo visto nunca foi pesquisada a sério. A única referência parecida em toda a internet foi encontrada no grupo de discussão da https://www.guitarists.net, comunidade virtual formada por fanáticos pelo instrumento.

O grupo cita como recorde não-gravado um solo do americano Jerry Garcia, da banda Grateful Dead, em abril de 1976, no Texas, que teria durado 37 horas, 19 minutos e 44 segundos! A informação não é confirmada em nenhum outro lugar e só pode ser gozação em cima da fama que o grupo, um dos baluartes do rock psicodélico, tinha de fazer shows intermináveis, com improvisações idem. Garcia, ao que tudo indica, deve ficar com a medalha de prata entre os solos efetivamente gravados pelos 13 minutos e 22 segundos de guitarra na faixa “Dark Star”, do álbum ao vivo Live Dead (1969). Na falta de fontes de pesquisa, Volume Máximo reuniu uma força-tarefa de conhecedores para relembrar (e cronometrar!) solos de guitarra homéricos – por isso, vai aqui um agradecimento especial a Fernando Reginatto, da loja Coreto Musical (Campinas, SP), que identificou a vitória de Page.

* Jornalista, ex-diretor de redação da revista Bizz

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.