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Qual foi o primeiro carro a combustão?

O Benz Patent-Motorwagen mais parecia uma carruagem sem cavalos. Seu motor era bem simples e havia só três rodas. Confira neste infográfico

Por Danilo Cezar Cabral
Atualizado em 22 fev 2024, 10h42 - Publicado em 27 Maio 2013, 14h15

Ele era bem parecido com uma carruagem, mas sem cavalos. Chamado de Benz Patent-Motorwagen, o veículo alemão foi o primeiro carro equipado com o tipo de motor que usamos até hoje. Aliás, essa era a única semelhança com os modelos atuais: a caranga era sustentada por três rodas, acomodava apenas duas pessoas sentadas e tinha só uma marcha, além de uma direção toda diferente.

A engenhoca foi inventada por Karl Benz e sua patente foi reconhecida pelo império alemão em 1886. Mesmo não existindo rodovias, postos de gasolina e peças de reposição, foram vendidas 25 unidades em três versões. Sem proteção contra a chuva e feito para acomodar uma pessoa, ela até podia levar duas, mas isso comprometia o desempenho.

 

RAIO-X
O conjunto todo, sem passageiros, tinha as seguintes dimensões

Peso: 265 kg
Comprimento: 2,7 m
Altura: 1,4 m

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(André Toma/Mundo Estranho)

1) DIREITA OU ESQUERDA
Uma alavanca que funcionava como o leme de um barco guiava o veículo. Em vez de usar as duas mãos num volante, você precisaria de apenas uma para colocar a alavanca para o lado direito ou esquerdo e direcionar a viagem. Dependendo da velocidade e da superfície do terreno, era difícil controlar o carro.

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2) PÉ NA TÁBUA
A estrutura do veículo era construída com tubos de aço e painéis de madeira. As rodas eram compostas de aros de aço e pneus de borracha

3) PISANDO FUNDO
Com um cavalo de potência e capacidade de 0,954 litro, o motor fazia as rodas girarem até 400 vezes por minuto. Assim, o invento alcançava a velocidade máxima de 16 km/h em 45 segundos. A tração era nas rodas traseiras.

4) HORA DE PARAR
Os freios eram acionados na mesma alavanca da direção. Ao ativá-los, tiras de couro brecavam a roda da frente. Em 1887, a nova versão do veículo transferiu os freios para as rodas traseiras, aumentando a segurança.

 

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(André Toma/Mundo Estranho)

5) ENCHE O TANQUE
O veículo tinha um tanque de gasolina com capacidade de 1,5 litro. Sua autonomia era de somente 15,9 km, o que dá o consumo de 10,6 km por litro.

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(André Toma/Mundo Estranho)

6) ENGATE A RÉ
A carruagem motorizada era refrigerada a água e tinha somente uma marcha. Um sistema de cintas de couro levava até as rodas a informação de que a única marcha tinha sido engatada e, a partir daí, dois discos de metal faziam as rodas começarem a rodar. Antes de sair andando, era preciso rodar a ignição na parte traseira do veículo.

 

 

PIONEIROS DO AUTOMOBILISMO
“Automóvel” é todo veículo que se move sozinho. Conheça alguns que abriram portas para o setor.1769-1770
A VAPOR
Um trator criado pelo francês Nicolas Joseph Cugnot como reboque para canhões foi o primeiro veículo a vapor.1832-1839
A ELETRICIDADE
A carruagem inventada pelo escocês Robert Anderson tinha baterias recarregáveis e um pequeno motor elétrico.1886
A COMBUSTÃO
Criado por Karl Benz, o Benz Patent-Motorwagen foi registrado no escritório imperial de patentes alemão.

1916
EQUIPAMENTOS BÁSICOS
O primeiro carro com ignição (chave), acelerador, freio, embreagem e marchas, bem parecido com os atuais, foi o Cadillac Type 53.

 

FONTES: Mercedes Benz Austrália, sites BBC, Top Gear UK, e automuseum-dr-carl-benz.de, e livros The Car: A History of the Automobile, de Jonathan Glancey, e Car: The Definitive Visual History of the Automobile, de DK Adult

 

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