Que bichos vivem na Antártida?

Os mais famosos moradores do continente gelado são os pinguins, mas a Antártida também é o lar de outras aves, baleias, focas, peixes e crustáceos

Por Yuri Vasconcelos
Atualizado em 14 fev 2020, 17h51 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48

Milhões de animais vivem nessa região, no extremo sul do planeta, e não estão nem aí com o frio de rachar — são menos de 80 ºC negativos no inverno! A explicação para uma fauna tão rica, mesmo nessas condições adversas, é a abundância de comida, principalmente do krill, um pequeno crustáceo que é a principal “iguaria” da Antártida.

Além disso, boa parte das espécies, principalmente aves e mamíferos marinhos, não passa o ano todo no continente. Durante o inverno, quando a região congela, muitos animais migram para o norte e só voltam no final da estação. “Eles não deixam a Antártida por causa do frio em si, mas devido ao congelamento da superfície da água, que impede a busca de comida já que a maior parte dos alimentos vem do mar”, diz o biólogo Martin Sander, do Laboratório de Ornitologia e Animais Marinhos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS).

Até por conta dessa dependência do rango retirado do mar, no Pólo Sul geográfico propriamente dito quase não há vida. Os bichos geralmente habitam a periferia da Antártida, onde as condições não são tão inóspitas.

Não se sabe precisamente qual é a população de animais que vivem no continente, mas os cientistas já se preocupam com a redução da vida selvagem. “Isso está ocorrendo fortemente nas regiões mais ao norte, que têm sofrido um crescente degelo”, afirma Martin Sander. Além disso, a presença cada vez mais intensiva de humanos por lá está desequilibrando o frágil ecossistema local.

ZOO ANTÁRTICO