Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Realmente faz mal ler após as refeições?

Por Marina Motomura
Atualizado em 22 fev 2024, 11h05 - Publicado em 18 abr 2011, 18h52
170948895

Não. Segundo os especialistas, essa é só mais uma crendice popular. “O pior que pode acontecer é uma sensação de sonolência, já que durante a digestão o fluxo sanguíneo se concentra no estômago”, diz o oftalmologista Emílio de Haro Muñoz, da Unifesp. Esse estado de preguiça aparece principalmente após as refeições mais abundantes, como uma suculenta feijoada. “A concentração do sangue faz com que o fluxo no cérebro diminua, mas não causa nenhum prejuízo aos olhos”, afirma Emílio. A duração dessa sensação varia de acordo com a digestão. “Comidas gordurosas digerem mais lentamente que alimentos leves; e mulheres têm digestão mais demorada que homens”, afirma a gastroenterologista Sônia Letícia Lorena, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Se ler após as refeições está liberado, os médicos não recomendam a leitura durante a alimentação – o ideal é se concentrar apenas no ato de comer. Para isso, vale também conversar somente o necessário. “Não devemos falar muito enquanto comemos, para não ingerir muito ar. O gás ingerido causa dor e desconforto”, diz Sônia. Outras lendas relacionadas à leitura pregam que ler com luz fraca ou usar computador por muito tempo estraga a vista. Na verdade, pode acontecer um cansaço visual, mas danos permanentes estão descartados.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.