GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

11 maneiras de o clima influenciar o comportamento e a saúde

Se você é ser humano e habita este planeta, é provável que já tenha formado opiniões sobre o tempo. Mas o modo como as condições no tempo nos afetam podem ser mais profundas.

A temperatura e as condições ao ar livre exercem efeito direto sobre como nos sentimos física e mentalmente, revela um conjunto crescente de pesquisas.

À medida que padrões climáticos de calor muito forte vão ficando mais frequentes – a realidade das mudanças climáticas -, nosso bem-estar pode sentir os efeitos disso.

Se você observar alguma mudança mental ou física que acompanha as flutuações do tempo, saiba que não está imaginando coisas. Veja abaixo como a temperatura lá fora pode influir sobre seu bem-estar e seu comportamento geral.

LEIA: Como funciona a previsão do tempo

1. O tempo mais frio nos ajuda a dormir melhor

http://giphy.com/gifs/sailor-moon-sleep-sleepy-HL1MeEq6XebEA

Os sonhos agradáveis acontecem quando dormimos em ambientes friozinhos. Para Natalie Dautovich, ambientalista da Fundação Nacional do Sono, a temperatura ideal para se dormir é entre 15 e 20 graus Celsius.

Quando a temperatura do corpo abaixa, nosso cérebro se prepara para dormir. Inversamente, o clima mais quente e úmido pode dificultar o sono tranquilo. Tempestades fortes também podem prejudicar a qualidade do sono, devido ao barulho e às luzes.

2. Condições climáticas extremas podem provocar problemas psicológicos

http://giphy.com/gifs/crazy-family-guy-lol-D12CsrRNv7gL6

Pessoas que vivem em áreas com eventos climáticos intensos, como furacões ou tornados, correm risco maior de passar por sofrimento mental. Uma tempestade é estressante enquanto está acontecendo, mas o “dia seguinte” também pode exercer impacto psicológico duradouro.

Na verdade, pesquisadores traçam uma ligação direta entre mudanças climáticas e problemas de saúde mental: 200 milhões de americanos podem ser expostos a problemas psicológicos maiores, como ansiedade maior ou abuso de drogas ou álcool, em decorrência de problemas climáticos, revelou um estudo da National Wildlife Federation.

3. A chuva pode agravar alergias

http://giphy.com/gifs/disney-snow-white-doc-and-the-seven-dwarfs-gNqPZGiwsZs9a

A chegada da primavera leva muitas pessoas a apresentar coriza. Se você costuma sofrer alergias sazonais nesta época do ano, saiba que elas geralmente se agravam com a chuva. Sabe-se que a chuva leva o pólen embora, mas primeiro as tempestades detonam as partículas de pólen e espalham os alérgenos ainda mais, antes de purificar o ambiente, disse ao The Weather Channel o alergologista Warner Carr.

LEIA: O clima está mudando?

4. Dias ensolarados estão ligados a humor melhor

http://giphy.com/gifs/summer-ocean-sunny-SFZRWiAZSElWw

Embora não seja um impacto muito forte, o bom tempo pode gerar um impacto psicológico positivo. Um estudo da Universidade do Michigan constatou que as pessoas que passam pelo menos meia hora ao ar livre quando o tempo está bom (por exemplo, indo ao parque no primeiro dia ameno da primavera) têm ânimo mais alegre.

5. O inverno pode afetar nossa saúde mental

http://giphy.com/gifs/frozen-olaf-d5Ss3bopb7oUU

O  transtorno afetivo sazonal, um problema de saúde mental ligado à depressão, ocorre com mais frequência durante o inverno, quando os dias são mais curtos e escuros. Aproximadamente 10 milhões de pessoas sofrem dessa condição todos os anos.

“No caso das pessoas que seguem um padrão regular de ficar tristes e ansiosas todos os anos de modo cíclico, elas precisam em primeiro lugar consultar um profissional para ter um diagnóstico completo”, disse anteriormente ao HuffPost a professora de psiquiatria Michelle Riba, diretora adjunta do Centro de Depressão da Universidade do Michigan. “A depressão subjacente precisa ser tratada.”

LEIA: Vídeo mostra uma década do clima na Terra em 3 minutos

6. O calor intenso pode gerar riscos à saúde

http://giphy.com/gifs/game-of-thrones-got-dracarys-17KRDlheRNADS

Cuidado com os dias mais quentes do verão. A temperatura muito alta aumenta o risco de problemas de saúde ligados ao calor. A desidratação e a insolação podem influir sobre o comportamento da pessoa e, se forem graves, têm o potencial de causar lesões cerebrais, disse ao HuffPost Brent Solvason, professor adjunto clínico de psiquiatria e ciências comportamentais na Universidade Stanford.

7. Nossa pressão sanguínea abaixa no verão

http://giphy.com/gifs/pokemon-video-games-ByiabPgCu4oSc

Não é por nada que nos sentimos mais descontraídos no verão. Pesquisas mostram que a pressão sanguínea cai no verão, comparada ao inverno, graças à mudança na pressão atmosférica. A temperatura mais baixa leva os vasos sanguíneos a se estreitar, o que pode causar uma elevação da pressão, informou o Weather Channel.

LEIA: Clima mais frio também é culpa da poluição

8. O clima temperado pode estar ligado a mais alegria

http://giphy.com/gifs/mic-health-allergies-gRfdDYd1MsDFS

Tempo ameno = estado de ânimo mais positivo? Pesquisas indicam que existe um vínculo entre climas temperados (pense nos mais quentinhos) e pessoas que se dizem felizes. Os lugares onde o inverno é mais quente que a média e o verão é mais fresco que a média parecem favorecer o estado de humor positivo de seus moradores. E é natural, já que o clima melhor se traduz em mais oportunidades para sair ao ar livre.

9. Somos mais criativos no calor

http://giphy.com/gifs/dancing-dance-adventure-time-13p77tfexyLtx6

Pesquisas da Universidade do Michigan sugerem que sair para o ar livre em um dia agradável de primavera pode estar ligado a um aumento no pensamento criativo.

“Sair ao ar livre quando o tempo está agradável realmente nos proporciona uma maneira de ‘resetar’ nosso modo de encarar as situações”, disse o pesquisador Matthew Keller. “Todo o mundo pensa que as condições do tempo afetam o estado de ânimo, mas os maiores ensaios feitos para testar essa teoria não encontraram qualquer vínculo entre uma coisa e outra.

Por isso nós voltamos ao assunto e descobrimos que há duas variáveis importantes: quanto tempo você passa ao ar livre e qual é a estação do ano. Se você passar do inverno para o verão e passar tempo suficiente ao ar livre, perceberá uma mudança nítida em seu estado de ânimo.”

LEIA: E se não houvesse estações?

10. O calor pode nos dar mais vontade de transar

http://giphy.com/gifs/Mfrua8zpQ3Qe4

Estudos sugerem que pode haver um componente sazonal nos níveis mais altos de concepção humana. Uma análise feita na Europa constatou que há um aumento de 10% acima da média dos nascimentos no mês de março, indicando que a concepção teria ocorrido por volta de junho (o início do verão no hemisfério norte), relatou a Scientific American.

A mesma pesquisa constatou que os níveis de testosterona dos homens e os hormônios femininos ligados à ovulação chegam ao máximo nessa época do ano.

11. Você pode ter mais tendência a adoecer nos meses de frio

http://giphy.com/gifs/justin-g-snow-cold-sad-john-xTcnTehwgRcbgymhTW

Pode esfriar em qualquer época do ano, mas existem alguns fatores presentes no inverno que podem elevar sua probabilidade de adoecer. Para começar, pesquisas mostram que nosso sistema imunológico é levemente enfraquecido nos meses de mais frio, graças à mudança de DNA corporal que ocorre durante a mudança de estações, informou a Business Insider. Não só isso: no inverno as pessoas passam mais tempo em locais fechados – ou seja, a terra dos micróbios -, de modo que é mais difícil fugir dos germes.