GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A hora mais importante da sua vida

Que, como não poderia deixar de ser, é a primeira.

Nascer não é fácil. Os primeiros 60 minutos são a fase crucial da vida – em que o coração, o cérebro e o sistema imunológico sofrem as mudanças mais profundas. Veja o que acontece, minuto a minuto, com uma pessoa logo após o nascimento – e como isso pode marcá-la para sempre.

MINUTO ZERO
O que está em jogo – As funções vitais do organismo

Como acontece – O médico mede o ritmo cardíaco da criança, verifica a coloração da pele, move pernas e braços do recém-nascido para testar sua resistência muscular e avalia como ele reage a um beliscão.

MINUTO 2
O que está em jogo – A capacidade de respirar normalmente.

Como acontece – Durante a gestação, o bebê fica com os pulmões cheios de líquido amniótico. Agora é hora de expelir esse líquido e se preparar para encher os pulmões de ar.

MINUTO 4
O que está em jogo – Sobreviver sem o cordão umbilical.

Como acontece – O corte dele provoca um choque no organismo: a criança começa a respirar ar, seu sistema digestivo se dilata e a pressão arterial dispara – sobe 50%.

MINUTO 7
O que está em jogo – O cérebro.

Como acontece – A circulação sanguínea ainda é ruim – por isso, o nível de oxigênio no cérebro é de apenas 44%. Nos próximos minutos atingirá seu nível normal. Mas falhas nesse processo podem causar paralisia cerebral e problemas cogntivos.

MINUTO 8
O que está em jogo – O coração.

Como acontece – Os bebês nascem com um furo dentro do coração que ajuda na irrigação da placenta. Agora ele não é mais necessário – e precisa começar a fechar. Se isso não acontecer, há risco de problemas cardíacos.

MINUTO 12
O que está em jogo – Uma possível cirurgia.

Como acontece – O médico introduz um cateter em cada um dos orifícios do bebê para ver se estão abertos – é raro, mas a criança pode nascer com o ânus fechado (o que requer uma intervenção cirúrgica imediata).

MINUTO 14
O que está em jogo – Os olhos e o sangue.

Como acontece – Um colírio de nitrato de prata é pingado para evitar conjuntivite. E a criança recebe uma injeção de vitamina K – nascemos sem ela, que é essencial para a cicatrização de ferimentos.

MINUTO 20
O que está em jogo – A pele.

O que acontece – As mãos e os pés da criança, enrugados por causa dos 9 meses que ela passou imersa em líquido, começam a se desamassar. A irrigação sanguínea melhora, e a pele perde seu tom azulado.

MINUTO 22
O que está em jogo – A capacidade de andar ereto.

O que acontece – Os bebês nascem com a coluna curvada (consequência da posição fetal). O recém-nascido começa a se espreguiçar – para que sua coluna assuma o formato normal, um leve “S”.

MINUTO 24
O que está em jogo – A temperatura corporal.

O que acontece – No bebê, os mecanismos de regulação de calor são frágeis – ele pode ter convulsões se for exposto a variações. Por isso, a sala de parto é climatizada – e a criança é encostada à måe.

MINUTO 28
O que está em jogo – O coração (de novo).

O que acontece – O bebê nasce estressado, lutando – e com o coração disparado, batendo 160 vezes por minuto (o dobro de um adulto). Agora ele começa a desacelerar e cai para “apenas” 120 bpm).

MINUTO 29
O que está em jogo – O amor materno.

O que acontece – O bebê reconhece o rosto da mãe pela primeira vez. A ocitocina, hormônio que age no cérebro e provoca a formação de vínculos afetivos, alcança o nível máximo.

MINUTO 30
O que está em jogo – A resistência a infecções.

O que acontece – O bebê mama no peito pela primeira vez. O leite materno é rico em anticorpos que ativam o sistema imunológico da criança.

MINUTO 51
O que está em jogo – O sistema digestivo.

O que acontece – O bebê ingere microrganismos presentes na pele da mãe. Eles formam sua flora intestinal – população de micróbios vital para a digestão de alimentos. A primeira hora está no fim. Mas a vida só começo.