PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A pizza tem origem italiana

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h06 - Publicado em 18 mar 2011, 22h00

O copyright pode ser italiano, mas a receita do disco de massa assada no forno a lenha, com cobertura a gosto, é muito mais antiga. “As misturas de farinha e água são alimentos básicos de vários povos desde os primórdios da civilização”, afirma Henrique Carneiro, professor de história da USP e autor do livro Comida e Sociedade, uma História da Alimentação (Ed. Elsevier). Alguns estudiosos acreditam que foram os egípcios, há mais de 5 mil anos, os primeiros a fazer massa com farinha e água. Outra ala defende serem os gregos os pais da matéria, mas babilônios, fenícios e hebreus já tinham o costume de assar massas em fornos rústicos.

Descobrir quando a coisa ficou redonda e recheada é um outro desafio histórico. Os hebreus consumiam o piscea, um tipo de pão parecido com o pitta, árabe. Pitta, piscea, pizza… Segundo alguns linguistas, pode ter sido um pulo, mesmo que de muitos séculos. Como os italianos se apropriaram da ideia? Provavelmente a emprestaram dos turcos otomanos, que, ainda na Idade Média, comiam uma massa coberta de carne e cebola (alguém reconheceu a esfiha?). Por causa das Cruzadas, o costume entrou na Itália via porto de Napóles – cidade que levou a fama de berço da pizza. O disco de massa com cobertura começou a ser vendido na rua por ambulantes e caiu no gosto do povão. O resto é história, como se diz por aí.

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.