Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

AIDS: A luta pela vacina

Cientistas americanos injetam o vírus morto da doença em uma dúzia de macacos e os animais produzem um exército de anticorpos aparentemente capazes de neutralizar o vírus, embora ainda não se saiba como.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 28 fev 1990, 22h00

Cientistas americanos estão perto de criar uma vacina contra a AIDS – em macacos. Um mês depois de injetar o vírus morto da doença em uma dúzia de espécimes Rhesus, os pesquisadores voltaram a inocular o microorganismo, desta vez vivo, em quantidade suficiente para provocar a AIDS. No entanto, passado um ano, apenas um macaco tinha ficado doente; os demais haviam produzido um exército de anticorpos aparentemente capazes de neutralizar o vírus, embora ainda não se saiba como. O vírus da AIDS nos primatas é muito parecido com o que ataca o homem. Por isso, animados pela experiência com os macacos, outros cientistas americanos injetaram em pessoas já doentes o HIV – o vírus da AIDS humana – morto, na esperança de ativar as defesas do organismo. O tratamento, porém, não deu resultado. Suspeita-se que o sistema imunológico tenha ignorado o inimigo porque, temendo agravar a infecção, os médicos haviam retirado a capa de proteína que reveste o vírus, em vez de injetá-lo inteiro, como fora feito com os macacos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.