Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Alface contaminada faz vítimas em 29 estados dos EUA

Verdura já deixou 149 pessoas doentes, com 17 casos de falência renal e uma morte; supermercados estão recolhendo o produto, mas número de incidentes continua a crescer

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 Maio 2018, 15h13

O problema está relacionado à alface romana plantada em Yuma, no estado do Arizona, que é comercializada em todo o país – e, por motivos ainda não elucidados, está contaminada com a bactéria Escherichia coli. Segundo dados do Center for Disease Control (CDC), que está monitorando o caso, 149 pessoas passaram mal após consumir a alface, com 64 hospitalizações e uma morte.

A bactéria é de uma cepa chamada O157:H7, e provoca os sintomas tradicionais de infecção pela E.coli, como diarréia e vômito. Mas também produz uma toxina que pode causar síndrome hemolítico-urêmica, um tipo de comprometimento renal que pode levar à morte ou deixar sequelas permanentes. O CDC ainda não sabe como a bactéria, que é transmitida pelo contato com fezes de animais, foi parar nas plantações de alface. Em 2006, plantações de espinafre na Califórnia foram contaminadas pela E.coli após serem invadidas por gado.

Até o momento, o governo dos EUA não determinou o recolhimento dos pés de alface romana à venda no país, limitando-se a orientar a população a não consumir aqueles provenientes de Yuma. Supermercados de vários estados deixaram de vender o produto, mas o número de vítimas tem continuado a crescer nas últimas semanas. Os sintomas aparecem 4 dias, em média, após a ingestão da alface contaminada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.