Clique e assine a partir de 8,90/mês

Como se produzem frutas fora de época?

Por Michele Silva - Atualizado em 31 out 2016, 19h06 - Publicado em 5 fev 2011, 22h00

Você se lembra do tempo em que era preciso esperar o outono para comer morango e o inverno para chupar laranjas? Se não, é porque faz muito tempo mesmo: hoje em dia, essas frutas estão no supermercado o ano inteiro. Poda e irrigação se juntaram à genética e à química e permitem que os agricultores acelerem ou retardem o ciclo natural das plantas. Hoje, as frutas são de todas as épocas.

A manga, por exemplo, graças a substâncias químicas como paclobutazol e ethefon, tem uma produção uniforme ao longo do ano. O produtor pode até adequar a colheita ao período mais propício para o mercado interno ou externo. Além do calendário, a agricultura moderna também ignora a geografia: a maçã, fã do frio, já dá na Bahia. Fruto de cruzamentos genéticos, a variedade Eva suporta trocadilhos e o calor nordestino desde 2004.

“Os produtores aprenderam a explorar nossos climas e solos e passaram a produzir a mesma fruta em várias regiões”, explica Anita Gutierrez, engenheira agrônoma da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a Ceagesp. O que não significa que não exista sazonalidade: ainda há variação no volume de algumas frutas e verduras por culpa de estiagem, excesso de chuvas ou frio fora do comum. Ainda falta podar o clima.

Benditos frutos
Conheça os métodos usados para que nunca faltem frutas nas gôndolas

Hormônios
Exemplo: manga.
Como funciona: a aplicação pode estimular a produção ou retardá-la. Assim, o agricultor pode mudar a época da colheita.

Clonagem
Exemplo: uvas.
Como funciona: a reprodução idêntica dos exemplares mais adaptáveis criou variedades para ocupar todo o calendário.

Melhoramento genético
Exemplo: maçã.
Como funciona: cruzamento de plantas diferentes. Serve para adaptar a fruta a um clima ou torná-la mais resistente a pragas.

Poda/ Irrigação
Exemplo: figo.
Como funciona: controlar o tempo de poda e irrigação pode retardar ou acelerar o desenvolvimento da planta.

Publicidade