PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Infecção pelo novo coronavírus pode causar também danos ao coração

20% dos infectados podem apresentar esse sintoma, segundo um novo estudo. E ainda não se sabe exatamente por quê.

Por Bruno Carbinatto
2 abr 2020, 18h05

Tosse, febre e dificuldade para respirar. A essa altura da pandemia, com certeza você já decorou os principais sintomas da Covid-19. Mas, à medida que o tempo passa e novos dados são disponibilizados, outros sintomas menos comuns vão sendo identificados. A perda de olfato, por exemplo, é um indício que foi recentemente catalogado como possível sintoma de Covid-19. Um outro, mais perigoso, está sendo desvendado só agora: a presença de danos nos tecidos do coração.

Segundo um estudo publicado semana passada que analisou os dados de pacientes infectados em Wuhan, na China, 20% dos infectados com Covid-19 apresentavam algum tipo de lesão cardíaca. Muitos deles não tinham doenças cardiovasculares anteriores, e só desenvolveram o quadro depois de serem infectados pelo vírus. Segundo os pesquisadores, o risco de morte nesse grupo foi quatro vezes maior do que em pacientes que não apresentaram tal sintoma. E quem já tinha condições cardíacas pré-existentes era ainda mais afetado: 70% dessas pessoas morreram.

Relatos semelhantes vêm aparecendo em todo o mundo. O jornal americano The New York Times reportou o caso de um homem que chegou ao hospital com sintomas típicos de um ataque cardíacos – mas, quando os médicos rapidamente agiram para desbloquear a artéria entupida, descobriram que não havia nenhuma. O homem foi diagnosticado com Covid-19 e, 12 dias depois, se recuperou da doença e voltou para a casa. Outro caso na Itália foi descrito por médicos em um artigo científico: o de uma mulher que desenvolveu miocardite, uma inflamação na parede do coração, por conta do coronavírus. A mulher não teve outros sintomas graves da doença, como dificuldade em respirar, e nem danos graves aos pulmões.

Não é exatamente uma novidade que coronavírus causem danos ao coração em alguns casos – isso já havia observado em quadros de outras doenças causadas por vírus da mesma família, como a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) e a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Como o novo coronavírus é emergente e a preocupação principal dos médicos atualmente é salvar os pacientes com síndrome respiratória grave, não há tantos dados que nos permitam dizer até que ponto esse sintoma é comum nos quadros da Covid-19.

Também não sabemos exatamente o que causa os danos no sistema cardíaco. Uma hipótese é que ele seja causado não pelo vírus em si, mas pela resposta do corpo à ele (assim como a maioria dos sintomas da doença). Funciona assim: quando o vírus começa a infecção no corpo, nosso sistema imunológico responde atacando as células infectadas. Esse processo gera inflamação – os vasos sanguíneos dilatam para levar mais sangue e, com ele, mais células do sistema imunológico para o local.

Acontece que, as vezes, esse processo pode causar mais mal do que bem, destruindo tecidos saudáveis e prejudicando o órgão. É isto que acontece nos pulmões durante casos graves de Covid-19, gerando pneumonia. É possível que a reação do corpo seja tão desenfreada que o processo de inflamação atinja também o coração – embora, novamente, não haja dados ou estudos para provar essa hipótese.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.