Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Injeção semanal de insulina é eficaz contra diabetes

Nova versão do hormônio, que dispensa as aplicações diárias, passou em dois testes clínicos

Por Bruno Garattoni 17 jun 2021, 09h21

A nova insulina, que se chama Icodec e foi desenvolvida pelo laboratório Novo Nordisk, foi avaliada em dois estudos (1) separados, que duraram cinco meses e avaliaram 350 voluntários de sete países (todos portadores de diabetes tipo 2 não controlada). Nos dois testes, o desfecho foi o mesmo: ao final do estudo, as pessoas que haviam recebido a injeção semanal de insulina estavam com a diabetes tão bem controlada quanto as demais, tratadas com injeções diárias de insulina comum (Glargina).

A incidência de efeitos colaterais também foi similar nos dois grupos – o principal é a hipoglicemia, que é rara (e se manifesta quando a insulina reduz demais o nível de glicose no sangue). Ao ser injetada, a Icodec se conecta à albumina, uma proteína presente no sangue. Essa conexão é temporária: a insulina vai se soltando da albumina aos poucos nos dias seguintes, entrando em ação gradativamente para reduzir e estabilizar o nível de glicose no sangue. Dessa forma, cada injeção age por uma semana.

Ambos os testes, coordenados pela Universidade do Texas, são de fase 2. A Icodec ainda terá de passar pela fase 3, que avalia segurança e eficácia num número maior de pessoas, antes de chegar ao mercado.

Fontes A Randomized, Open-Label Comparison of Once-Weekly Insulin Icodec Titration Strategies Versus Once-Daily Insulin Glargine U100. I Lingvay e outros, 2021. Switching to Once-Weekly Insulin Icodec Versus Once-Daily Insulin Glargine U100 in Type 2 Diabetes. H Bajaj e outros, 2021.

Continua após a publicidade
Publicidade