Meio século de gols
O maior estádio olímpico jamais construído é o de Sydney, usado nas Olimpíadas de 2000, com capacidade para 110 000 pessoas.
Se a Seleção brasileira já não tem o brilho de antes, o Estádio do Maracanã, que há mais de 50 anos conserva o título de maior do mundo, está ali, no Rio de Janeiro, para nos lembrar que, apesar de tudo, o Brasil continua a ser o “país do futebol”. O Estádio Mário Filho, como é oficialmente batizado, tem capacidade para abrigar 205 000 pessoas, das quais 155 000 sentadas. Sua construção começou em 2 de agosto de 1948 e durou exatos 665 dias – ou seja, menos de dois anos. Foi preciso um tremendo esforço para que ficasse pronto antes do início da Copa de 50, sediada pelo Brasil. O título daquela Copa, se conquistado pelo Brasil, deveria ser a sagração do Maracanã como o templo do futebol brasileiro. Tudo foi bem até a partida decisiva, entre Brasil e Uruguai, quando o Brasil perdeu por 2 x 1. As imagens da torcida brasileira, incrédula e atônita com o resultado, acabaram sendo as mais emocionantes da história do estádio. Apesar de ainda liderar o ranking, o Maracanã vem perdendo o brilho diante de estádios cada vez mais seguros e modernos. Por razões de segurança, sua capacidade está limitada a 120 000 pessoas.
• O maior estádio olímpico jamais construído é o de Sydney, usado nas Olimpíadas de 2000, com capacidade para 110 000 pessoas.
• O Coliseu de Roma, inaugurado no ano 80 d.C., foi a maior arena da Antigüidade, com capacidade para 50 000 espectadores.