GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Nova arma contra a gripe

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália desenvolveram uma droga que parece ser eficaz no combate ao vírus mutante da gripe.

Cada vez que uma pessoa fica gripada, é com se estivesse sendo apresentada pela primeira vez ai vírus da doença. Este passa por constantes mutações. Por isso, o organismo nunca consegue preparar anticorpos adequados para atacá-lo, impossibilitando que está de prever o próximo disfarce do inimigo. Esse, aliás, tem sido o problema enfrentado pela indústria farmacêutica, incapaz de fabricar uma vacina contra um vírus de mil faces. No entanto, recentemente, um grupo de cientistas da Universidade Nacional da Austrália desenvolveu um droga que parece ser eficaz em bloquear a ação do mutante.

Depois de dez anos de estudos, os pesquisadores identificaram um enzima, a neurominidase, que permanece idêntica quando o vírus da gripe muda de aparência. Essa enzima é fundamental para o vírus, depois de ter se multiplicado, rasgar a célula infectada para invadir outras. Assim, criaram um remédio, a partir de uma molécula sintetizada artificialmente pra se encaixar direitinho na neurominidase, impedindo sua ação. Ou seja, ao evitar que o vírus se espalhe pelo organismo, a droga bloqueia os sintomas da gripe e também previne que a doença contamine outras pessoas. Já foram realizados testes em animais com resultados positivos. Resta saber se provocará efeitos colaterais em seres humanos.