Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

O fim do mistério do gás cerebral

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 4 jul 2009, 22h00

No ano passado, para espanto geral, cientistas americanos e europeus conseguiram provar a existência de um gás no cérebro – o óxido nítrico. Até então, ninguém tinha noticias de uma substancias neurotransmissora em estado gasoso. Os cientistas, porém não se concentram com essa constatação e logo passaram a pesquisar a função do oxido nítrico. Alguns estudos apontaram que o gás danifica as células cerebrais, enquanto outros indicaram justamente o contrario, isto é, o oxido nítrico protegeria os neurônios. Recentemente, a pesquisadores da Universidade Harvard, afirmaram que o gás tanto pode ser bandido quanto mocinho.
Segundo os americanos quando a molécula do gás perde um elétron, ela acaba se encaixando em certos receptores das células nervosas, que geralmente abrigam uma substancia chamada glutamato. “A união do glutamato com a célula ajuda a provocar a sua destruição”, explica o neurofisologista José Cipolla Neto, da Universidade de São Paulo. “E, se o gás ocupa lugar da substancias, ele acaba protegendo o neurônio da morte”. Porém, o oxido nítrico pode ganhar um elétron, em vez de perder. Isso ocorre, por exemplo, na presença da vitamina C. No caso, o gás com elétron extra danifica as células nervosas. Os cientistas, agora querem desenvolver drogas que estimulem a versão positiva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.