Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

O que é um croqui de alpinismo e para que serve?

Esse montanhista explora o tra-jeto, fixa os grampos que servem como proteção, observa as pe-culiaridades do local e registra tudo isso em um mapa.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h12 - Publicado em 31 out 2003, 22h00

É uma espécie de mapa utilizado em escaladas para orientar a subida em uma rocha ou montanha. O croqui informa, por exemplo, onde estão os pontos para a fixação de equipamentos (grampos), os trechos perigosos, as referências do percurso e o grau de dificuldade da via. O croqui de um caminho é feito pe-lo primeiro alpinista que a escala – o “conquistador de uma via”, no jargão dos esportistas. Esse montanhista explora o tra-jeto, fixa os grampos que servem como proteção, observa as pe-culiaridades do local e registra tudo isso em um mapa.

Segundo o código de ética dos montanhistas, para tro-car os grampos fixados em uma via ou atualizar um croqui é preciso consultar antes o conquistador. “Isso às vezes gera problemas. Cada alpinista tem um estilo e não é permitida a adição de proteções fixas sem autorização”, diz Silverio Nery, presidente da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (Femesp). “Quando esse principio é desrespeitado, o conquistador se sente no direito de retirar a proteção extra. No final, quem sofre é a rocha, pelo impacto causado ao am-biente natural.”

Nery alerta que não basta ter o mapa do local e bons equipamentos: o esportista precisa de muito treinamento. “O alpinismo é um esporte de risco, inclusive de morte, embora seja bastante recompensador. Quem pretende praticá-lo deve passar por instrução especializada”, afirma.

COMO LER O CROQUI

PROTEÇAO FIXA: grampos chumbados na rocha cuja seqüência é numerada no croqui. São pontos de fixação para os equipamentos utilizados no esporte – mosquetões e cordas.

Continua após a publicidade

ESTAÇÃO DE PARADA: base onde se faz uma reunião da equipe que está escalando. Geralmente indica o comprimento máximo da corda de escalada.

TETO: ponto horizontal na rocha. Um “platô ao contrário”.

CAMINHADA DE APROXIMAÇÃO: trilha de acesso á via.

Continua após a publicidade

DIEDRO: formação inversa à aresta. como um livro aberto.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.