Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Qual é a diferença entre a dengue comum e a hemorrágica?

A dengue hemorrágica pode até matar e, com raríssimas exceções, só ocorre nos casos reincidentes da doença.

Por Maria Fernanda Vomero
Atualizado em 16 fev 2024, 11h11 - Publicado em 31 mar 2002, 22h00

Ambas são causadas pelos mesmos vírus do gênero Flavivirus, transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti.

A dengue clássica, na maioria dos casos, não gera muitos sintomas além de febre e dores, pois os próprios glóbulos brancos – nossas células de defesa – são capazes de eliminá-la. Já a dengue hemorrágica pode até matar e, com raríssimas exceções, só ocorre com quem já pegou a doença antes.

Isso porque existem quatro tipos diferentes do vírus da dengue. Quem é infectado por um deles desenvolve anticorpos permanentes contra esse tipo específico, mas continua vulnerável aos demais.

Se surge uma segunda contaminação por uma versão diferente do vírus, a doença se torna muito mais violenta, porque os anticorpos produzidos contra um tipo de dengue facilitam a entrada de outros tipo nas células.

Mas o número exagerado de células de defesa aumenta também a quantidade de outras substâncias naturalmente liberadas durante o processo infeccioso, que acabam causando lesões nas paredes dos vasos sanguíneos”, diz o infectologista Luiz Jacintho da Silva, superintendente de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Continua após a publicidade

Como o vírus destrói as plaquetas – células sanguíneas responsáveis pela cicatrização –, esse sangramento interno (a hemorragia propriamente dita) não é estancado. Isso faz cair a pressão arterial, levando à insuficiência circulatória, que pode ser fatal.

Dengue Clássica

Sintomas
Febre alta, dor de cabeça, fadiga e falta de apetite, dores nos músculos, nas juntas e ao redor dos olhos. Manchas na pele e sangramentos leves também costumam ocorrer.

Continua após a publicidade

Tratamento
Resume-se a alguns cuidados para aliviar os sintomas. Os médicos geralmente receitam apenas antitérmicos para baixar a febre e soro fisiológico para reidratar o organismo.

Dengue hemorrágica

Sintomas
Os mesmos da dengue comum, mais sangramentos leves – na gengiva, por exemplo – e outros mais graves, como hemorragias gastrointestinal e intracraniana e derrames

Tratamento
Terapias contra insuficiência circulatória, como reposição de plasma. Deve-se evitar remédios à base de ácido acetilsalicílico (como a aspirina), pois podem provocar ainda mais sangramentos

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.