Remédio rejuvenesce o sangue, mostra estudo

Tratamento promete evitar doenças – e utiliza droga que já está no mercado.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 mar 2023, 13h42

As células do seu sangue, assim como todas as outras, são formadas a partir de células-tronco. Conforme você envelhece, esse processo se torna menos eficiente, e o organismo passa a produzir menos glóbulos vermelhos (que transportam oxigênio) e linfócitos (células do sistema imunológico).

Esse fenômeno se chama envelhecimento hematopoiético: ele prejudica os órgãos, reduz as defesas do organismo e está relacionado ao surgimento de câncer. Mas cientistas da Universidade Columbia, nos EUA, descobriram que um anti-inflamatório, hoje usado para tratar artrite, consegue reverter esse processo, e rejuvenescer o sangue de ratos (1).

Isso acontece porque as células-tronco se formam na medula óssea – e ela vai ficando inflamada ao longo da vida. Os cientistas pretendem testar o tratamento em humanos. “Uma pessoa de 70 anos, com sangue de 40, poderia ter uma vida mais saudável e possivelmente mais longa”, afirmou a geneticista Emmanuelle Passegué, autora principal do estudo.

Fonte 1. Stromal niche inflammation mediated by IL-1 signalling is a targetable driver of haematopoietic ageing. E Passegué e outros, 2023.