Aprovado para uso emergencial na Índia, imunizante está na mira da rede privada brasileira – mas ainda não teve dados que comprovem sua eficácia publicados.
A #MulherCientista dessa semana busca entender como nosso corpo controla a resposta inflamatória a uma infecção – e pretende transformar esse conhecimento em terapias inovadoras.
A brasileira Andreia Melo tenta entender porque o melanoma das mucosas resiste à imunoterapia – o que pode levar a tratamentos mais eficazes.
Todos os dias, o corpo produz milhões de células de defesa diferentes, cada uma capaz de reconhecer um tipo de vírus. Mas ele não faz ideia de quais são os vírus que estão circulando por aí.
Entenda o funcionamento do sistema imunológico humano – e o que as imunoglobinas que defendem seu corpo têm a dizer sobre a infecção pelo novo coronavírus.
Pessoa com sangue tipo A correm mais riscos de desenvolver a versão grave da covid-19, enquanto as do tipo O são, em geral, mais resistentes.
Plataforma quer testar amostras aleatórias de pacientes em busca de micróbios causadores de doenças, o que poderia prever surtos futuros.
Eles podem ter a capacidade de descobrir quem já está imune à doença. Mas é preciso muito cuidado antes de apostar todas as fichas nesses testes.
Pesquisas mostram que esses grupos sofrem de Covid-19 de maneira leve – mas podem transmitir a doença tanto quanto adultos.
Ensinar o sistema imunológico a combater o câncer já é a melhor opção para alguns tumores, mas sai caro. Entenda a ciência e as promessas da imunoterapia.
Infecção do vírus faz o corpo “esquecer” a imunidade desenvolvida a outras doenças.
A terapia coloca as células do próprio paciente para lutar contra o câncer — e elas saem ganhando
Estimular as defesas dos corpos de mulheres vítimas de câncer pode fazê-las viver mais tempo
James Allison e Tasuku Honjo descobriram como despertar as células do nosso sistema imunológico – e usá-las para atacar os tumores. Entenda.
O corpo "surta" quando o sistema imunológico começa a entender que uma substância inofensiva representa perigo real
Ele ataca as células do sistema imunológico (linfócitos), alterando seu funcionamento e reduzindo sua contagem.
Eles são parecidos superficialmente, mas a gripe é mais grave – e causada por um vírus diferente.