PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Sono previne o envelhecimento?

Dormir bem não faz muita diferença - mas dormir mal faz

Por Alexandre de Santi
Atualizado em 1 nov 2016, 14h44 - Publicado em 2 abr 2016, 20h33

Não é que ele previna. Se você dorme bem, vai continuar envelhecendo normalmente. A questão é que, se dorme mal, os sinais de envelhecimento vão aparecer mais cedo do que deveriam. Essa conclusão veio a partir de um estudo clínico feito pela University Hospitals Case Medical Center, em Cleveland.

Participaram da pesquisa 60 mulheres entre 30 e 49 anos, sendo que metade delas tinha sono ruim. A partir de avaliações da pele em fotos, testes de exposição à radiação ultravioleta sem proteção e questionários preenchidos pelas participantes, os pesquisadores concluíram que aquelas que não dormiam o suficiente tinham aumentado os sinais de envelhecimento, como rugas, manchas e flacidez.

Além disso, a capacidade de se recuperar de queimaduras solares também era deficiente nas mulheres com privação do sono: a vermelhidão levou mais de 72 horas para sumir, uma indicação de que a inflamação não estava sendo combatida como deveria.

LEIA: O que acontece enquanto você dorme

Provada a relação do sono com a aparência da pele, o próximo passo dos cientistas é descobrir como a falta de sono produz rugas. O cortisol, o hormônio do stress, é o principal suspeito. Quando não dormimos o suficiente, ele seria produzido excessivamente pelo corpo. Isso causaria um impacto negativo na produção de colágeno (a proteína que dá sustentação) e, assim, deixaria a pele mais flácida e enrugada. O cortisol também pode danificar o DNA das células da pele.

Pesquisas que investigaram a ligação do stress com o envelhecimento da pele também observaram que a falta de sono pode ter impacto no aumento de radicais livres.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.