Vírus pré-histórico pode desencadear câncer
Ele entrou no DNA humano há milhões de anos – e está ligado a 21 tipos de tumor.
Um vírus que infectou primatas ancestrais do ser humano, 30 milhões de anos atrás, pode estar ligado a vários tipos atuais de câncer. Essa é a conclusão, surpreendente, de um estudo (1) publicado por cientistas da Universidade do Colorado, que analisaram o DNA de 21 tipos de tumor e descobriram que todos eles continham sequências genéticas herdadas de retrovírus (um tipo de vírus que se integra ao DNA do hospedeiro).
Em seguida, os cientistas fizeram uma experiência envolvendo um desses genes, que se chama LTR10 e costuma ser encontrado em casos de câncer colorretal ou de pulmão. Usando a tecnologia de edição genética CRISPR, os pesquisadores silenciaram (desligaram) esse gene em células afetadas pelo câncer colorretal – e elas pararam de se comportar como se fossem tumorais.
Os fragmentos de DNA que a humanidade herdou desse retrovírus também estão ligados à leucemia e ao câncer de próstata.
O estudo revelou como o DNA do retrovírus leva ao surgimento e crescimento de tumores: ele estimula a produção de uma substância chamada MAP (proteína ativada por mitógeno), cujo excesso está ligado a 40% de todos os casos de câncer.
Fonte 1. “Endogenous retroviruses mediate transcriptional rewiring in response to oncogenic signaling in colorectal cancer”, A Ivancevic e outros, 2024.
Por que os pássaros não peidam?
Por que falam que a carne de porco é “remosa”?
A história do Vazio de Boötes, o pedaço mais assustador do Universo
O Cavaleiro dos Sete Reinos: o que você precisa saber sobre o novo spin-off de Game of Thrones
Superquilonova: pela primeira vez, astrônomos podem ter observado uma rara explosão dupla de uma estrela







