Brasil terá frio escandinavo no dia dos namorados. Escandinavo mesmo.
Várias cidades do país vão experimentar temperaturas equivalentes às do inverno norueguês neste domingo. Depois, até o Rio terá seu dia polar.
Não é que está frio. É que glaciou geral. Se você passar o Dia dos Namorados em São José dos Ausentes (RS), vai se sentir norueguês por um dia. A mínima esperada para essa cidadezinha serrana no domingo é de -7º C. Isso é a temperatura que costuma fazer no inverno de Oslo. Sem exagero: a média das temperaturas mais baixas da capital norueguesa, no auge do inverno, é de exatamente sete graus negativos. Assim: se você anotar a menor temperatura de cada dia por lá em janeiro, o mês mais congelante na Noruega, a média vai dar -7º C. Igual a da serra gaúcha neste fim de semana.
Acha pouco? Então pode levar sua outra metade para comer foundue em Urupema, na serra catarinense. O mínima do domingão ali vai ser -9º C. MENOS NOVE. Aplicando o nosso cálculo de média das temperaturas mínimas, temos que Urupema experimetará um final de semana finlandês. Sim: nove graus abaixo de zero é a média mínima invernal de Helsinki, uma cidade em que dá para fabricar sorvete ao ar livre.
Em Copenhague, onde você compra cerveja quente no supermercado e ela chega gelada na sua casa, a média mínima é um pouco mais aconchegante: -2º C. Se você quiser se sentir um escandinavo, então, mas sem ter de viajar lááá para as serras do Sul, pode pegar um avião para Curitiba, a capital mais gelada do país: a previsão para lá neste fim de semana é de exatos e dinamarqueses -2º C.
“Mas o Sul é frio mesmo, pô. E daí?”, você poderia dizer. E nós respondemos. Até o Rio de Janeiro vai ter seus dias de capital europeia setentrionalmente avantajada. Na próxima terça, a cidade sangue quente vai experimentar uma noite londrina: 9º C de mínima. Essa não é exatamente a média das temperaturas mínimas de Londres. É a das temperaturas máximas do inverno de lá. Mesmo assim, para os padrões do Rio 40 graus, 9º C é a Groenlândia encarnada.
Mesma Groenlâdia que, por sinal, terá neste domingo de primavera do hemisfério norte uma mínima de 3º C – exatamente a temperatura prevista para o Dia dos Namorados em São Paulo.
É isso aí. Bom choconhaque.