GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Correção na reportagem “Como os políticos gastam seu dinheiro”

Na última página da matéria, publicada na edição de agosto da SUPER, trocamos os gráficos dos gastos dos senadores pelo dos deputados, e vice-versa. Veja a versão correta.

A edição de agosto da SUPER veio com a reportagem especial “Como os políticos gastam o seu dinheiro” – uma análise de 500 mil dados do Portal da Transparência, mostrando todos os gastos dos senadores e deputados com a cota parlamentar em 2015. Essa é uma verba garantida por lei para que eles exerçam suas funções – viajar, almoçar, montar e bancar um gabinete, etc.

Nosso trabalho foi descobrir como cada casa gasta esse dinheiro, quais empresas mais faturam com os congressistas e quem são os políticos que mais gastam. E surgiram casos no mínimo curiosos, como o do deputado Nelson Meurer (PP), do Paraná, deixou mais de 60 mil reais no Curitiba Palace Hotel – o suficiente para passar mais de 300 noites lá.

Mas houve um erro na diagramação da última página (p. 49 – Senadores e deputados mais gastões). Trocamos as bolas ali, literalmente. Veja abaixo a versão correta, com os gastos dos 10 parlamentares mais pródigos de cada casa: