Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Dá para perder o fôlego só de ouvir este homem falando rápido

O ator John Moschitta Jr já deteve recorde no Guinness Book e estrelou propagandas na TV americana. Hoje, fala 11 palavras por segundo só por hobby

Por Guilherme Eler Atualizado em 27 out 2017, 17h06 - Publicado em 27 out 2017, 17h00

Não precisa ser um grande fã de rap para já ter ouvido Rap God, em que Eminem gasta seu talento para encaixar 1.560 palavras em pouco mais de 6 minutos de música. No momento de maior rapidez, o rapper chega a pronunciar 97 palavras em 15 segundos 6,5 por segundo. A média da canção, de 4,28 palavras por segundo, já é suficiente para fazer qualquer um tirar o chapéu e, embora existam outras desafiantes a altura, é dela que costumamos lembrar quando pensamos em palavras sendo ditas rapidamente por um humano.

Se existe alguém capaz de colocar essas marcas no chinelo, ele atende pelo nome de John Moschitta Jr. Não se deixe enganar pela aparência serena do ator norte-americano de 63 anos, nem pela vida pacata que ele leva em Burbank, cidade no interior da Califórnia. Em uma entrevista descontraída para o canal do YouTube Great Big Story, John revela sua habilidade mais incrível: falar até 11 palavras por segundo.

“Ser ou não ser — eis a questão. Será mais nobre sofrer na alma pedradas e flechadas do destino feroz, ou pegar em armas contra o mar de angústias e, combatendo-o, dar-lhe fim? Morrer; dormir; dormir, talvez sonhar… Ah, vocês já entenderam”, exemplifica John no começo do vídeo, recitando em 7 segundos esse trecho da 1ª cena do Terceiro Ato de Hamlet — ainda que tenha pulado sem querer quatro versos presentes na versão originalmente escrita por William Shakespeare.

“Quando tinha doze anos, meu maior desejo era entrar para Livro dos Recordes. Já que eu não iria comer um carro ou engolir um cano de chumbo, me tranquei no quarto e comecei a ensinar a mim mesmo a falar super-rápido” justamente com o referido trecho de Shakespeare. O objetivo, claro, seria alcançado com louvor anos mais tarde: falando 583 palavras em um minuto, ele ganhou o título de “Homem com a fala mais rápido do planeta”.

  • Graças ao boca a boca, a habilidade inusitada de John ganhou projeção considerável no começo dos anos 1980. Os primeiros convites para a TV não tardaram a chegar. Seu rosto passou a ser associado à Micro Machines, marca de veículos de brinquedo em miniatura, e à empresa de entregas FedEx. O ator, inclusive, marcou presença no elenco da sitcom norte-americana Saved by the Bell (exibida aqui no Brasil sob o nome de “Uma Galera do Barulho”), vivendo um professor de história conhecido pelos alunos por “Terrível Testaverde”.

    John manteve seu nome no Guiness até 1990. Foi quando viu seu recorde ser quebrado pelo britânico Steve Woodmore, que falou 637 palavras por minuto. O reinado inglês não durou muito: em 1995, o canadense Sean Shannon aumentou a marca para 655 palavras em 60 segundos, número que permanece valendo até hoje. O texto escolhido para concretizar a façanha, claro: o mesmo famoso monólogo de Shakespeare.

    Se John Moschitta Jr é ou não é o mais falador do mundo, pouco importa. Sua simpatia já vale qualquer recorde quebrado. No vídeo abaixo, você pode assistir a lenda viva falando sobre sua trajetória. Dica da SUPER: é bom ativar as legendas automáticas. Só para garantir que você, sei lá, não deixe passar nenhuma palavra.

    Continua após a publicidade
    Publicidade