Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Dinamarca constroi a cadeia mais “humanizada” do mundo

Presídio de segurança máxima promete tratar bem seus 250 detentos - e, com isso, diminuir o número de reincidências no crime

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 abr 2018, 15h33 - Publicado em 12 abr 2018, 15h31

A cadeia fica na cidade de Gundslev, a aproximadamente 100 km da capital Copenhagen, e foi construído para receber 250 detentos. É uma cadeia de segurança máxima, mas não tem grades: as celas chegam a lembrar um quarto de hotel, com direito a uma janela grande. As áreas comuns foram projetadas ao estilo escandinavo, com uso de madeira e luz natural.

interna-1
(C.F. Møller/Divulgação)

Não há um refeitório central. Cada grupo de 4 a 7 celas possui um núcleo social, com sala e cozinha na qual os presos preparam suas próprias refeições usando ingredientes que eles mesmos compram na mercearia do presídio (todos os detentos têm que trabalhar, e são remunerados por isso). A cadeia é cercada por muros de 6 metros, e tem mais de 300 câmeras de vigilância.

interna-2
(C.F. Møller/Divulgação)

Segundo o escritório de arquitetura CF Moller, que construiu a cadeia a pedido do governo dinamarquês, trata-se do presídio “mais humano e ressocializador” já construído. A ideia de tratar bem os presos não é novidade na Escandinávia (a Noruega também possui, desde 2010, um presídio “humanizado”), e se baseia na constatação de que, na prática, isso acaba ajudando a ressocializar as pessoas e evitar que voltem a cometer crimes – na Dinamarca, a taxa de reincidência é 27%, metade dos Estados Unidos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.