Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quanto pior o embrulho do presente, mais a pessoa vai gostar, diz estudo

Uma embalagem bonita demais pode criar uma expectativa errada – e acabar com o impacto de sua lembrancinha.

Por Ingrid Luisa
Atualizado em 5 nov 2019, 19h03 - Publicado em 5 nov 2019, 19h02

Dar bons presentes é uma verdadeira arte. Claro, você sempre pode apostar em opções “coringas” – afinal, meias, toalhas e porta-retratos todo mundo usa. Mas se você quiser mesmo causar uma boa impressão, uma pesquisa sobre gostos e interesses do seu presenteado é sempre bem-vinda. E aqui entra um curioso estudo publicado recentemente na revista científica Journal of Consumer Psychology. Acredite, você não deve gastar seu tempo embrulhando perfeitamente o presente que comprou – isso pode criar uma expectativa errada nas pessoas.

Na verdade, os pesquisadores queriam testar uma velha lenda: que bons embrulhos compensam presentes meia-boca, e desde que a embalagem seja linda (decorada, com fita, etc) não importa o que está ali dentro. Mas, na verdade, os cientistas descobriram que é exatamente o oposto.

Para testar isso, o grupo pediu a voluntários do estudo que abrissem presentes embrulhados de diversas maneiras – seja com um embrulho bem chique ou de forma bem desleixada. Lá dentro, eles encontraram duas canecas de times de basquete diferentes: Miami Heat e Orlando Magic. Mas havia um detalhe: todos os participantes foram escolhidos a dedo por serem fãs do Miami Heat – ou seja, um presente seria perfeito, e o outro seria qualquer coisa.

Depois de abrir os presentes, os participantes avaliaram o quanto gostaram respondendo a cinco perguntas. E o resultado foi muito curioso: todos gostaram mais do presente quando o embrulho era mais simples, independente a caneca representar seu time do coração ou não.

Continua após a publicidade

Isso intrigou os pesquisadores. Será que a expectativa provocada pelo embrulho estava influenciando no quanto as pessoas gostaram do presente? Para averiguar, eles resolveram fazer outro teste: agora, os participantes só olharam diferentes presentes, embrulhados de uma maneira organizada ou desleixada. Em seguida, eles deveriam apresentar suas expectativas em relação ao presente, sem olhar o que havia dentro.

Após isso, foi revelado o que estava dentro das embalagens: um par de fones de ouvido da JVC – marca renomada de eletrônicos. Então, os voluntários precisaram avaliar se o presente correspondia às suas expectativas ou não.

Os resultados mostraram que as expectativas eram significativamente maiores para os presentes com bons embrulhos do que com os presentes simples, e que a reação ao ver presente eram bem mais contidas quando a embalagem era “chic”. Ou seja, era como se a pessoa já esperasse algo bom. Agora, se a embalagem era simples, a pessoa não esperava muito e saia bem mais feliz com o resultado.

Resumo da ópera: perca seu tempo com o conteúdo – e não se culpe se não conseguir comprar aquele laço de fita estilizado. É provável que ele só sirva para deixar a lembrancinha mais difícil de se abrir.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.