GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A tela do computador “sente” contato do dedo

Como funcionam os monitores de computador que respondem na própria tela?

A tecnologia utilizada é cara?

Existem quatro tecnologias para se construir as telas sensíveis ao toque que geralmente são usadas em museus, e locais turísticos. “A mais usada atualmente chama-se tecnologia capacitiva”, diz o engenheiro eletrônico Sérgio Umberto Marques VGArt, empresa que fabrica monitores para computador, em São Paulo. “É ela quem conjuga as melhores condições de preço e bom desempenho.” A tecnologia capacitiva Funciona do seguinte modo; o monitor é formado por um sanduíche de um vidro especial, que é resistente e não risca. No meio existe um sensor com uma determinada carga elétrica. Quando alguém encosta o dedo, a própria eletricidade do corpo altera as características elétricas tem placas de chips dentro do computador que criam um sistema de coordenadas verticais e horizontais para e traduzir qual é a função que foi selecionada. O tempo de resposta (intervalo entre acionar um comando e o computador realizar a tarefa) é considerado baixo: cerca 10 mili-segundos.

O que diferencia as outras três técnicas é a forma como a tela é sensibilizada. Na tecnologia usa infravermelho, Vários fachos de luz são emitidos por dentro do monitor e ficam o percorrem o tempo todo. Quando encosta-se o dedo facho de infravermelho é interrompido em determinado ponto, identificado pelo computador. O inconveniente é que luzes vindas podem interferir no funcionamento. Esse tipo de tela só pode ser usada em ambientes escuros como discotecas.

Outra tecnologia é conhecida como resistiva. Dentro da tela existem milhares de fios extremamente finos (cerca de um mícron) de material uma certa tensão elétrica e formam uma espécie de rede. Quando a tela é pressionada, a tensão elétrica é modificada e o ponto. Esses fios são menos sensíveis que os sensores da tecnologia capacitiva. Portanto, é preciso pressionar a tela, o desgaste do mecanismo é maior.

A última tecnologia é a que usa ondas acústicas. Um emissor envia constantemente ondas de ultra-som que varrem a tela. Quando alguém encosta o dedo, as ondas são interrompidas e ponto identificado. Uma das vantagens desse sistema é que o tempo de resposta é bem pequeno. Essa tecnologia é ainda pouco usada devido ao preço.Como ela ainda é produzida em pequena escala, custa muito caro.