GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cidade belga canaliza cerveja em tubos subterrâneos

Para reduzir o trânsito causado por caminhões carregados do sagrado líquido dourado, Bruges, na Bélgica, está prestes a inaugurar uma tubulação para levar cerveja a 3 quilômetros de distância.

Isso que é país desenvolvido. Enquanto aqui no Brasil ainda há muita gente sem acesso às tubulações de água e esgoto, a pequena cidade de Bruges, na Bélgica, prepara-se para inaugurar um cano de 3 quilômetros que transporta cerveja.

Verdade que não é ainda a realização do antigo sonho humano de ver cerveja saindo da torneira da cozinha. O cervejoduto belga conecta apenas a antiga cervejaria De Halve Maan, localizada há mais de 150 anos no centro da cidadezinha medieval, à fábrica onde o engarrafamento é feito, a 3 quilômetros de distância. Dessa forma, Bruges tirou de suas ruas estreitas os milhares de caminhões que transportavam nada menos do que 300 mil litros da loira bebida por mês. Espera-se que a novidade diminua muito o trânsito na cidade, que é a principal atração turística do país, graças ao seu centro histórico bem preservado e às centenas de rótulos de cervejas centenárias.

LEIA:
As 10 marcas de cerveja mais vendidas do mundo.
12 grandes avanços que a humanidade deve à cerveja.
Conheça as principais tradições cervejas do mundo.

A tubulação, feita de um plástico adequado para acondicionar alimentos, terá capacidade para escoar 4 mil litros da bebida alcoólica preferida da humanidade por hora. Ela está quase pronta – os cervejeiros esperam colocá-la para funcionar nos próximos meses.

A curiosa obra foi em parte financiada por crowdfunding: quase 400 amantes de cerveja conseguiram juntar pela internet mais de 1 milhão de reais para financiar o cervejoduto. Os 21 mais generosos entre eles, que contribuíram com 7.500 euros cada um (30 mil reais), serão recompensados com uma garrafa da bebida por dia pelo resto de suas vidas – o mais próximo possível que dá para chegar de ter cerveja saindo da torneira da cozinha.