Cobrança rápida
Duas empresas uniram esforços num projeto para informatizar as estradas norte-americanas e tornar o sistema de transporte "inteligente". O primeiro fruto é o pedágio eletrônico que o motorista paga sem precisar diminuir a velocidade.
De olho num mercado de 200 bilhões de dólares nos próximos vinte anos, a Lockheed, fábrica de aviões militares e tecnologia espacial, e a AT&T, gigante das telecomunicações, uniram esforços num projeto para informatizar as estradas americanas e tornar o sistema de transporte “inteligente”. O primeiro fruto é o pedágio eletrônico, que o motorista paga sem precisar sequer diminuir a velocidade.
Assim que se aproxima de um posto de coleta ao lado da estrada, o motorista insere num transmissor seu smartcard-um cartão semelhante aos de banco, só que datado de um microprocessador. Sinais de rádio enviam ao coletor as informações sobre os locais em que o carro entrou e saiu da estrada, o coletor calcula quando aquele carro deve pagar e debita do cartão. A rapidez desse processo, que dura alguns milissegundos, evita as filas nos pedágios em horários de muito movimento.